12 tradições de Natal para fazer com crianças

Apesar de estarmos a viver uma pandemia, o Natal não foi cancelado. A época tem a mesma magia e as crianças vivem-na com o mesmo entusiasmo. Então, já que temos de passar mais tempo em casa, porque não criar pequenos rituais divertidos que ficarão na memória dos nossos filhos? 

Este ano, vamos ficar mais tempo com os nossos filhos em casa. As férias são mais longas e as limitações de circulação uma realidade. Por isso, é uma boa altura para criar e reforçar as tradições familiares que dão alegria a esta época e aumentam os vínculos aos nossos filhos. Esta é a oportunidade para brincar com as cores, os brilhos, os sabores, as músicas e as histórias que tornam a época de Natal mágica. Estas atividades, simples e divertidas, ajudam a viver a época com mais intenção e criam boas recordações que ficam para sempre.

Assistir a filmes de Natal

Façam um programa de cinema em casa e aninharem-se no sofá para ver um filme de natal ligeiro, divertido e familiar. Daqueles que nos transportam para a Lapónia ou para cidades onde neva sempre na Consoada. Assistam ao filme com interesse e divirtam-se juntos. A Netflix, a HBO ou a Amazon Prime oferecem muitas opções para toda a família.

Fazer passeios pela natureza

Se o tempo permitir, aproveitem as manhãs dos fins de semana para fazer uma caminhada pela natureza. O pretexto pode ser bem natalício: apanhar musgo para o presépio, pinhas para pintar de dourado ou galhos de árvore para fazer um enfeite de natal. O contacto com o ar fresco de uma manhã de Outono e a energia da natureza vai deixar todos mais otimistas e bem-dispostos!

Fazer o Calendário do Advento

Calendário do Advento

O Calendário do Advento deve estar preparado nos primeiros dias de dezembro. E não tem de ser apenas com doces. Este calendário da Magda Gomes Dias, Mum’s the Boss,  é o adotado na nossa casa. Faço sempre algumas alterações adequadas ao ritmo da nossa família (há aniversários e datas importantes pelo meio). A ideia é criar pequenos desafios para cada dia, o que é muito mais divertido do que apenas encontrar um bombom. E, sem dúvida, os bombons ficam ainda mais deliciosos quando aparecem!

Escrever a carta ao Pai Natal

Carta

A carta ao Pai Natal é um dos rituais incontornáveis para os mais novos e pode deixá-los entretidos por algum tempo. Este ano, o desafio é escrever uma carta especial. Para além dos brinquedos e dos desenhos para oferecer ao Pai Natal, sugiram outro tipo de pedidos mais altruístas: pedir coisas boas para a  família, para a escola e para os amigos.

Por fim, espreitem esta iniciativa e tornem-se no Pai Natal de alguma criança com um Natal menos quentinho do que o dos nossos filhos.

Decorar a casa em conjunto

Decorar a casa é um ritual que deve envolver todos os elementos da família. É claro que montar a árvore e espalhar adereços pela casa é sempre um caos e, quando a excitação dos mais novos chega ao fim, sobra para os pais acabar a empreitada. Mas irá ser sempre assim e, por isso, há que aproveitar o momento em família. Com calma, músicas de Natal e chocolate quente. No final, deixem-se encantar com as luzes e os brilhos da vossa nova casa!

Admirar as iluminações de Natal

Iluminações de Natal

Percorram a vossa cidade para admirar as iluminações de Natal. A maior parte das cidades do país não cancelou as iluminações e é sempre um programa mágico. Muitas das iluminações podem ser admiradas sem sequer sair do carro. Mas, se conseguirem, aproveitem para jantar fora e comprar umas prendas no comércio tradicional.

Planear uma Consoada virtual

Planeiem uma forma divertida de reunir toda a família virtualmente na Consoada. É muito provável que esta seja a forma mais comum que vamos ter de reunir a família este ano. Por isso, pode planear uma pequena festa virtual. A imaginação das crianças pode ajudar a criar reuniões divertidas, com boas surpresas.

Criar pequenas obras de arte

Rendam-se à veia artística da família e transformem a mesa do jantar num atelier. Etiquetas para presentes, desenhos de natal, pulseiras de missangas, frascos para bolachas e grinaldas de pompons, são muitas as ideias para oferecer como prenda. Lembram-se dos galhos e das pinhas que sugeri apanhar no passeio pela natureza? É neste dia que vão ser pintados e transformados numa decoração de Natal!

Descobrir histórias de Natal

livros infantis

Ao longo dos anos de maternidade fui comprando livros de Natal infantis que, quando a época termina, são guardados numa caixa à espera do Natal seguinte. Voltar a abrir a caixa dos livros é como abrir uma caixa de tesouros! Todos os livros são uma novidade e leva-se uma tarde inteira a folheá-los para escolher os que se querem reler este ano. Depois, a caixa fica num local de destaque para consulta frequente. Este ano escolhemos ler A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen.

 Explorar as receitas de Natal mais deliciosas

doce de Natal

Queremos mãos na massa e tardes na cozinha!! Cozinhar com crianças é das coisas mais caóticas mas, ao mesmo tempo, mais divertidas que se pode fazer em família. E como o resultado é doce, o entusiasmo está sempre presente. Por isso, nada de deixar receitas especiais para a noite da Consoada! Afinal, é preferível experimentar várias vezes para sair na perfeição no Natal!!

Criar um teatro de Natal

Criem ou procurem uma história de Natal e encenem-na. Se não gostarem da ideia de serem atores, criem pequenos marionetas ou bonecos. Depois, apresentem a peça na noite da Consoada. É um projeto divertido que obriga ao envolvimento de todos. Na noite de Natal, o dia da apresentação, a peça de teatro vai tirar o foco das prendas, o que é bom. Afinal, o Natal é mais do que receber presentes, certo?!

Assistir a um espetáculo da Natal

A maior parte dos espetáculos de Natal não vai acontecer este ano. Mas há algumas excepções. É muito importante continuarmos a apoiar e a divertirmo-nos com a cultura, confiando que assistir a um evento deste tipo é seguro. Duas sugestões: no dia 12 de dezembro a Yellow Star Company apresenta Madagáscar, uma Aventura Musical, no Altice Arena, em Lisboa. O tradicional Circo de Natal regressa ao Coliseu do Porto entre os dias 11 de dezembro e 3 de janeiro.

Presente Natal

O Natal são as tradições que construímos em família e que tornam esta época tão especial. Com carinho e tempo, podemos concentrar no essencial e viver o Natal sem a pressão a que estávamos habituados. Tudo fica mais simples, intencional e doce. E estas sensações permanecem para sempre!

Feliz Natal!

Carla

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.