Passear pelo Chiado é um momento alto de uma visita a Lisboa. É um bairro histórico, cheio de animação e locais interessantes para visitar. Mas será que merece a pena visitar o Chiado com crianças? Merece sim, se escolher os locais certos para visitar.
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

O Museu do Chiado foi fundado em 1911 e está instalado no antigo edifício do Convento de São Francisco.
Após o grande incêndio de 1988, apesar de não ter sofrido qualquer dano, o museu passou por um projeto de renovação e foi reinaugurado em 1994.
O início da coleção MNAC coincide com o Romantismo, em meados do séc. XIX, e atravessa a história da arte portuguesa até à atualidade. Do seu acervo constam obras de importantes artistas portugueses de arte contemporânea. Aqui encontramos obras de Paula Rego, Sarah Afonso, Julião Sarmento, Vieira da Silva, Almada Negreiros, Abel Salazar, Amadeo Souza-Cardoso, Columbano Bordalo Pinheiro, entre outros.
O Museu do Chiado é interessante para as crianças por todo o fascínio que a arte lhes provoca. Para além disso, o museu organiza visitas pedagógicas e oficinas de artes para os mais novos. Desta forma, desenvolvem o seu espírito criativo e a aprendizagem estética.
Convento e Museu Arqueológico do Carmo
Uma visita ao Convento do Carmo e ao Museu Arqueológico é um momento interessante do passeio pelo Chiado. O Convento é um ex-libris da cidade e um símbolo da destruição causada pelo terramoto de 1755. O Museu Arqueológico, localizado dentro do convento, é o primeiro museu de arte português. Foi criado em 1864 por Joaquim Possidónio Narciso da Silva, fundador e presidente da atual Associação Nacional de Arqueólogos, a quem pertence a exploração do convento. O objetivo inicial era guardar aqui obras de edifícios religiosos abandonados após a extinção das ordens religiosas.
Desde então, museu tem vindo a recolher e preservar peças de valor histórico inestimável que vão desde a pré-história aos dias de hoje.
É interessante para crianças porque vão ver coisas muito originais e únicas, como o enorme convento sem teto ou um sarcófago e múmia do Egipto.
Teatro Nacional de São Carlos
Foi inaugurado em 1793 pelo príncipe regente D. João, em honra de D. Carlota Joaquina, para substituir o Teatro Ópera do Tejo, que ficou destruído no terramoto. Hoje, é a casa da Orquestra Filarmónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.
Este teatro do Chiado é interessante para crianças porque tem uma programação que lhes é dirigida, como:
- Concerto para Famílias, a 3 de junho;
- Visita Encenada, a 23 de junho.
- Também é possível marcar uma visita guiada para conhecer o edifício, através do email visitas@saocarlos.pt
Um Largo especial
O teatro está localizado no Largo de São Carlos, um local cheio de história. Foi neste largo que nasceu Fernando Pessoa. A estátua de homenagem ao poeta está mesmo em frente à casa onde nasceu, em 1888.
Teatro Municipal de São Luiz

Foi inaugurado em 1894 e inicialmente designado por Teatro Rainha D. Amélia. Em 1896 começaram a ser exibidos pequenos filmes nos intervalos das peças de teatro. Este foi o segundo espaço em Portugal onde se projetou cinema. Em 1910 mudou de nome para Teatro República. Um incêndio destruiu o edifício em 1914 mas dois anos depois reabriu. Em 1971 foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa e recebeu o nome de Teatro Municipal São Luiz. O Teatro acolhe a Companhia Teatral do Chiado, que ocupa o Teatro Estúdio Mário Viegas. Para além desta, o teatro tem mais duas salas: a Sala Bernardo Sassetti e a Sala Luís Miguel Cintra.
É interessante para crianças porque tem programação especialmente preparada para elas.
A primeira apresentação de cinema em Portugal
Sabem onde foi apresentado pela primeira vez o cinema em Portugal? No Real Coliseu de Lisboa, em junho de 1896, seis meses depois da estreia mundial em Paris. Este edifício ficava na Rua da Palma, no Intendente, e já foi demolido.
O Elevador de Santa Justa
O Elevador de Santa Justa é um ícone de Lisboa. Este elevador, inaugurado em 1902, liga a Baixa à Rua do Carmo. A incrível estrutura metálica de 45 metros destaca-se na Rua do Ouro, onde se entra para o elevador. A curta viagem faz-se numa cabine de madeira que lembra tempos antigos.
É interessante para crianças porque a vista do topo é incrível! Na minha opinião, a viagem é dispensável porque é apenas isso, uma curtíssima viagem de elevador. No entanto, merece muito a pena admirar a vista para a cidade da ponte superior. Basta seguirem a Travessa D. Pedro de Menezes, mesmo ao lado do Convento do Carmo.
Livraria Bertrand
A Livraria Bertrand está aberta desde 1732, e é a mais antiga livraria em funcionamento do mundo, reconhecida pelo Guinness World of Records em 2011. Ao longo de quase 300 anos por aqui passaram muitos escritores e pensadores portugueses que se encontravam para discutir a cultura e a política do país.
Esta livraria do Chiado é interessante para crianças porque é uma loja histórica com tem uma interessante área de livros infantis e porque organiza atividades para os mais novos.
As Igrejas do Chiado
No Chiado há, pelo menos, seis igrejas. Apesar de serem muito antigas, a maioria foi reconstruída após o terramoto de 1755.
- A Igreja de São Roque, no Largo Trindade Coelho, onde merece a pena admirar a sua decoração barroca, com as talhas douradas, relicários e pinturas.
- Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, onde existia uma ermida, construída logo após a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, em 1147.
- A Igreja da Nossa Senhora do Loreto, no Largo do Chiado, onde se destacam as pinturas em trompel’oeil e os mármores italianos.
- A Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, em frente à Igreja do Loreto, tem na fachada duas imagens provenientes da Porta da Santa Catarina, da cerca Fernandina. Se entrarem, admirem as pinturas no teto.
- A Igreja do Santíssimo Sacramento, na Calçada do Sacramento, que tem no interior extraordinárias pinturas dos tetos e telas e nos altares.
- A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no largo com o mesmo nome, onde repousam os restos mortais de Nuno Álvares Pereira, ou São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável.
Quem foi Nuno Álvares Pereira?
Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, assumiu o comando das tropas portuguesas em 1383/85 para combater os castelhanos que disputavam o trono de Portugal. Derrotou o exército castelhano em duas batalhas: de Atoleiros e de Aljubarrota, assegurando a independência do país.
Depois disso, tornou-se beato e entrou no Convento do Carmo, onde morreu em 1431.
As igrejas do Chiado são interessantes para crianças pelo ambiente tranquilo (e fresco, nos dias de muito calor!) e pela arte sacra. Não merece a pena visitar todas as igrejas, mas entrem numa. Se perceberem o interesse pelas imagens e pelas pinturas, visitem o Museu de São Roque que tem uma das mais importantes coleções de arte sacra da Misericórdia de Lisboa.
A Vida Portuguesa
É uma loja muito especial. Aqui encontramos produtos portugueses, genuínos e antigos, que fazem parte das memórias de infância dos adultos portugueses. É uma loja que conta histórias do passado, e uma das mais cool que podemos encontrar.
Esta loja do Chiado é interessante para crianças porque vão conhecer produtos tradicionais portugueses que não se encontram noutros locais. E ficar fascinados com os brinquedos antigos!
A Vida Portuguesa fica na Rua Anchieta 11.
Café A Brasileira
É um dos mais antigos e emblemáticos cafés de Lisboa, ponto de encontro de escritores, artistas e intelectuais desde a sua fundação, em 1905. Aqui terão reunido muitos dos revolucionários que participaram na implantação da República.
É interessante para crianças porque tem o escritor Fernando Pessoa, frequentador assíduo do café, sentado à espera que tomemos uma bebida com ele!
Pastelaria Benard

Em 1868 Elie Benard abriu na Rua do Loreto, uma padaria francesa que rapidamente ganhou popularidade. Em 1902, o negócio foi transferido para a Rua Garrett, onde ainda permanece.
Esta pastelaria do Chiado é interessante para crianças porque é mais um estabelecimento histórico e tem uma pastelaria deliciosa!
Bairro do Avillez

Um espaço gastronómico com a assinatura do Chef José Avillez. O espaço está divido em Taberna, Páteo, Esplanada, Pizaria Lisboa e Mini Bar, todos dedicados aos melhores sabores. Um espaço incontornável da gastronomia lisboeta.
É interessante para crianças pois tem um ambiente descontraído e servem refeições que os mais novos vão adorar, em especial na Pizzaria Lisboa.
Cervejaria Trindade
Implantada no antigo Convento da Trindade, é a mais antiga cervejaria de Portugal, aberta em 1836. Para além da comida deliciosa, o seu espaço é digno de ser admirado. Trata-se da reabilitação dos espaços do convento, decorado com azulejos originais e de artistas.
É interessante para crianças por causa da originalidade do espaço e da comida, em especial os bifes.
Armazéns do Chiado
Os Grandes Armazéns do Chiado foram inaugurados em 1894 e depressa de tornaram uma referência para o comércio de Lisboa. Em 1988, foram totalmente destruídos pelo fogo que aqui deflagrou. Os Armazéns renasceram graças ao projeto de reabilitação do Arquiteto Siza Vieira. Hoje são um dos espaços comerciais mais impactantes da cidade.
Os Armazéns do Chiado são interessantes para crianças porque têm várias lojas, restaurantes e lugares para sentar um bocadinho e descansar as pernas.
Honorato do Chiado
Honorato é um espaçoso restaurante de hambúrgueres artesanais para todos os gostos. Além disso, tem uma obra do artista português VHILS.
É interessante para crianças porque não poderiam gostar mais da refeição e podem admirar uma obra de street art de um conceituado artista português.
Fica no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 12.
Fazer um passeio de Elétrico
O Elétrico é um dos símbolos de Lisboa. Faz parte da rede de transportes públicos e é uma boa forma de conhecer a cidade. Na praça Luís de Camões onde param duas carreiras do Elétrico:
- O famoso 28, que sobe da Praça do Comércio até à Praça Luís de Camões e segue no seu percurso icónico pela zona antiga da cidade.
- A carreira 24 parte desta praça e segue para o Príncipe Real, Amoreiras e Campolide.
É interessante para crianças porque é um ótimo ponto de partida para conhecer zonas mais tradicionais de Lisboa.
Bom passeio!
Obrigada Hélia! Tenho a certeza que se vão divertir muito!
Amei o passeio. Sem dúvida fica o bichinho de o fazer com as crianças