Over Flow é uma instalação do artista japonês Tadeshi Kawamata que está em exposição na Galeria Oval do MAAT.

É uma exposição que merece a pena levar as crianças pelo impacto que causa. A instalação é constituída por resíduos plásticos e barcos abandonados que foram recolhidos na costa de Portugal durante campanhas de limpezas das praias. São muitos detritos encontrados na nossa costa e serve de alerta para a poluição massiva que existe nos oceanos.

Na exposição, que representa uma catástrofe ecológica (por enquanto) imaginária, conseguimos experimentar a sensação de termos sido engolidos por detritos e poluição, como se estivéssemos submersos em lixo. Um alerta para a quantidade de lixo que há nos oceanos e para as consequências da produção e consumo descontrolados de plástico.

Uma exposição para ver e sentir até 1 de abril de 2019.

Já imaginaste quantas vezes usas objectos de plástico num dia? Faz uma experiência: espreita para os sacos que os teus pais trazem do supermercado e conta quantos produtos vêm embalados em plástico. São muitos!!! E é assim no mundo inteiro. O facto ser maleável, leve e transparente tornou o plástico num material muito útil e, por isso, muito comum no dia a dia das pessoas.
Só que, atualmente, este material é um grande problema para o ambiente. É resistente à degradação e se não for reciclado fica na natureza por um tempo indefinido. Os oceanos, para onde a maior parte dos plásticos não reciclados vai, já têm um nível muito alto de poluição. Há cada vez mais animais a aparecerem mortos por ingerirem plásticos ou porque estão presos a restos de redes e de outros objectos deitados ao mar.
A solução: diminuir o uso de produtos em plásticos: deixar de usar as palhinhas, os copos, pratos, sacos e muitos outros produtos feitos com este material. E colocar TODO o plástico que utilizamos no Ecoponto Amarelo. Assim, será reciclado, transformado em outros produtos como roupa, brinquedos e embalagens. Os oceanos ficam mais limpos e os animais não sofrem tanto com esta poluição. Muito melhor, não achas?

Aproveite que está no MAAT e visite também a Central Tejo. Ambos edifícios da Fundação EDP têm exposições, workshops e oficinas dedicadas às famílias e às crianças. Pode ficar a saber tudo aqui.

Não deixem de subir ao terraço no topo do MAAT. A vista é maravilhosa! E aproveitem para brincar à beira-rio numa das zonas mais agradáveis de Lisboa. Um programa perfeito para uma tarde bem passada para as crianças!

Vai ser um dia bom!!

 

 

Receba a newsletter Dias Bons!

Deixe o seu email:

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.