Escapadinha em família no Carnaval

O Carnaval está a chegar e é a altura certa para fazer uma escapadinha em família. Por isso, se estão ansiosos para relaxar neste fim de semana prolongado, sigam estas sugestões e aproveitem os dias para conhecer mais um pouco do nosso país.

 

Sagres

Escapadinha em familia sagres

Sagres

Situado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sagres é uma pitoresca vila com uma forte ligação histórica ao tempos dos Descobrimentos. Aqui há ótimas condições para a prática de surf, caminhadas e passeios de bicicleta, ou simplesmente, para descansar, assistir ao soberbo pôr-do-sol e usufruir dos restaurantes da zona.

 

O que visitar

Fazer um passeio ao Promontório e à Fortaleza de Sagres e conhecer o Cabo de São Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa, são dois passeios que não podem perder. Descobram também as praias da costa e aproveitem para fazer uma aula de surf, outro programa divertido para a família. Podem ir até Lagos, a 30 quilómetros de Sagres, e visitar o Zoo de Lagos, praticar arborismo no Parque Aventura ou conhecer o Centro de Ciência Viva. Aproveitem a escapadinha em família em, num dia, rumem a norte na direção de Aljezur e descobram a Costa Alentejana.

 

Onde ficar

Memmo Baleeira Hotel – Localizado no Sítio da Baleeira, em frente ao mar, este hotel dispõe de quartos familiares, restaurante, e um conjunto de atividades para toda a família: aulas de surf, bicicletas para alugar, passeios de barco.

Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel – Um magnífico resort direcionado para famílias, onde nada fica ao acaso quando o tema são as crianças. Perfeito para uma escapadinha em família.

Pousada de Sagres – Uma propriedade histórica com uma localização incrível, no cimo da falésia e com uma vista única para o oceano e para a costa.

 

Évora

Évora

Escapadinha em família Evora

Património Mundial da Unesco, Évora é uma cidade-museu encantada. Com vestígios de muitas civilizações e épocas diferentes, o centro histórico da cidade,  dentro da Cerca Medieval Fernandina, está repleto de monumentos e estreitas ruas milenares e tem um charme muito especial. Pelo meio, vários restaurantes onde se experimenta o melhor da gastronomia alentejana e, por toda a região, muitos locais deslumbrantes para descobrir.

 

O que visitar

O Centro Histórico de Évora é perfeito para passeios à descoberta. Situado no interior da Cerca Medieval, por todo o centro encontramos monumentos de épocas diferentes como o Templo Romano de Diana, a Sé Catedral, a Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos e a Praça do Giraldo. Façam uma pausa no Parque Infantil Almeida Margiochi e no Museu do Brinquedo (visitável mediante solicitação prévia).

Não deixem de passar pela Aldeia da Terra, uma magnífica exposição de esculturas em terracota criadas pelo artista Tiago Cabeça, localizada no centro de Évora.

Descubram o circuito Megalítico de Évora, monumentos pré-históricos com muitos milhares de anos, e passem uma tarde divertida a acelerar no Kartódromo de Évora.

Nos arredores de Évora há muito para conhecer: a Reserva Animal Monte Selvagem, em Lavre, a 50 kms de Évora, o Fluviário de Mora e a praia fluvial, e a maravilhosa vila medieval de Monsaraz, com vista de tirar o fôlego para o Alqueva.

Come-se muito bem no Alentejo e os restaurantes de Évora são disso um exemplo. O queijo de Évora e os vinhos da região são dois dos produtos mais famosos. E não deixem Évora sem provar a sua doçaria: a Sericaia é uma perdição!

 

Onde ficar

Tivoli Évora Ecoresort – Este hotel ecológico está localizado a 15 minutos do centro de Évora.Tem um design moderno e um ambiente muito relaxante.

Mar de Ar Aqueduto – O hotel está situado no interior da muralhas,  num palácio do seculo XVI. Tem restaurante, Spa e quartos familiares.

Valeriana Exclusive Guest House – Um alojamento lindíssimo, a menos de um quilometro da Sé Catedral.

 

Coimbra

Escapadinha em familia coimbra

Coimbra

É uma das mais bonitas e bem preservadas cidades do pais. A cidade dos amores foi testemunho de vários episódios importantes da história de Portugal: foi a primeira capital do país, recebeu a primeira universidade portuguesa, uma das mais antigas da Europa ainda em funcionamento, e foi aqui, na Quinta das Lágrimas, que aconteceu a trágica história de amor de Pedro e Inês.

A Universidade de Coimbra, Património Mundial da Unesco, os jardins da cidade, os passeios à beira do Mondego e o Portugal dos Pequenitos são motivos mais do que suficientes para uma escapadinha em família.

 

O que visitar

Subir a pé a Cidade Velha é um passeio muito bonito. Pelo caminho descubram a Sé Velha, e, no cimo da colina, a Universidade de Coimbra. Do Pátio das Escolas admirem a vista deslumbrante para o Rio Mondego, a Torre, a Porta Férrea e a incrível Biblioteca Joanina. Não deixem também de conhecer o Museu Machado de Castro, com um acervo único de escultura e pintura e que inclui o conjunto de edifícios considerado Património Mundial.

O Portugal dos Pequenitos é uma referência nos parques para crianças e faz sempre as delícias dos mais novos. Um passeio pelo Jardim Botânico, pelo Parque Verde do Mondego e pela Quinta das Lágrimas, o palco da história de Pedro e Ines, são outros programas bons para família. Para quem adora Ciência, a visita ao Exploratório – Centro de Ciência Viva e ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra merecem a pena.

 

Onde ficar

Hotel da Quinta das Lágrimas   – Ao lado do parque Portugal dos Pequenitos, é um hotel de charme muito bonito e cheio de história.

Sapientia Boutique Hotel– Em pleno Centro Histórico, é outra boa opção para famílias.

 

Viana do Castelo

Escapadinha em família Viana do Castelo
Imagem: www.cm-viana-castelo.pt
Escapadinha em família Viana do Castelo
Imagem: Fundação Gil Eannes

Localizada no Minho, junto ao Rio Lima, Viana do Castelo é uma cidade muito ligada à cultura e tradição. É a capital do Folclore do Artesanato português  e tem dois museus que tão bem explicam estas designações.

O que visitar

O ex-libris de Viana do Castelo é o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no alto do Monte de Santa Luzia. Tem uma vista incrível  para toda a região. Podem subir ao monte no Elevador de Santa Luzia. Ao lado, encontram a Citânia de Santa Luzia ou Cidade Velha, um castro muito importante do tempo da Idade do Ferro e da romanização.

O Centro Histórico de Viana do Castelo é um local bom para passear. E, estamos no norte, por isso encantem-se com as belas igrejas, a Sé Catedral, edifícios e monumentos medievais que vão encontrando nas várias ruas seculares de Viana. Na Praça da República, o Chafariz, os Paços do Concelho e a igreja da Misericórdia, datados do século XVI, merecem ser apreciados enquanto tomam uma refeição numa das esplanadas.

Visitem o Museu do Traje, com o acervo dedicado ao folclore, e o Museu de Artes Decorativas, com uma coleção riquíssima des faianças. Não percam a oportunidade de se deliciarem com uma Bola de Berlim na pastelaria  Zé Natário.

À beira-rio, na foz do Lima, deixem as crianças brincarem no parque infantil do Jardim da Marina, subam a bordo do Navio Hospital Gil Eannes, hoje transformado em espaço museulógico, e espreitem o Forte de Santiago da Barra. Não deixem de passar uma tarde numa das lindas praias desta cidade do norte litoral, com boas condições para a prática de surf.

 

Onde ficar

Hotel Fábrica do Chocolate  – Inserido numa antiga fábrica de chocolate, o edifício funciona agora como museu, restaurante e hotel. Os quartos do hotel tem decoração alusiva ao chocolate o que o torna muito delicioso!

Pousada de Viana do Castelo -Fica no alto do Monte de Santa Lúzia, com vistas incríveis.

O Axis Viana Business & Spa Hotel –  É outra opção confortável para a escapadinha em família.

 

Serra da Estrela

Escapadinha em família Serra da estrela

Escapadinha em família Serra da Estrela

A Serra da Estrela é o nosso local de neve de excelência é uma ótima opção para uma escapadinha em família. O Localizado no Centro do país, o Parque Natural da Serra da Estrela tem características naturais de montanha únicas.  Para além das brincadeiras na neve, a região convida a aventuras pela natureza e a passeios para descobrir a região, a sua gastronomia e tradições.

 

O que visitar

A Torre é o ponto mais alto de Portugal e é aqui que está localizada a única Estância de Ski do país. Apesar de pequena, tem tudo o que podemos desejar para uns dias divertidos: telecadeiras, telesquis, 18 pistas, aluguer de equipamentos e aulas de ski e snowboard. Mas há muito mais a descobrir: explorem as incríveis paisagens que a Serra oferece como as Penhas Douradas, a Cabeça da Velha ou o Covão da Ponte.

Merece a pena conhecer as cidades da região e descobrir tradições e produtos típicos da Serra: na Covilhã está localizado o Museu dos Lanifícios, dedicado  à lã, um dos produtos de excelência da região; em Seia, o Museu do Pão é muito interessante; em Manteigas, o Centro Interpretativo do Glaciar do Zêzere ajuda a perceber a geografia da Serra.  Para os admiradores de carros, o Museu da Miniatura Automóvel, em Gouveia, é imperdível.

Onde ficar

H2otel Congress & Medical Spa – Está localizado em Unhais da Serra, tem uma piscina aquecida e é um excelente local para descansar.

Luna Hotel dos Carqueijais– Fica nas Penhas da Saúde, tem ambiente muito acolhedor e todos os quartos com vista panorâmica.

Pousada da Serra da Estrela – Situado nas Penhas da Saúde, num antigo sanatório remodelado pelo Arquiteto Souto Moura, tem um charme único e uma vista impressionante.

Puralã – Wool Valley Hotel & Spa – Um hotel muito confortável que homenageia os lanifícios e a sua produção, com piscina interior e Spa.

Têm alguma preferência para uma escapadinha em família neste fim de semana prolongado? Deixem as vossas sugestões nos comentários.

Bom Carnaval!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.