O Jardim Gulbenkian fica numa das zonas mais movimentadas de Lisboa. À sua volta existem algumas das artérias com mais trânsito da nossa capital. Mas, assim que passamos os muros da Fundação Calouste Gulbenkian esquecemos que estamos numa grande cidade. O jardim é um mundo totalmente diferente onde encontramos tranquilidade e uma ligação à natureza inspiradora. Para descobrir com crianças.

Descobrir o Jardim Gulbenkian
Assim que entramos no Jardim Gulbenkian, um aviso chama a nossa atenção: não se pode andar de bicicleta, não se pode jogar à bola, não se pode entrar com cães…
Então, como nos podemos divertir com as crianças? De tantas, tantas formas! Com cerca de nove hectares, o jardim é rico em flora e fauna e oferece um mundo de natureza inesperado. A sua densa e variada vegetação forma uma floresta com várias clareiras e ambientes específicos.
Pequenos lagos, áreas relvadas, quedas de águas e trilhos abundam por aqui. No centro, um grande lago funciona como o coração do jardim, rodeado por plantas e onde convivem muitas espécies de animais.

Os vários recantos do Jardim Gulbenkian convidam à leitura, ao descanso, à brincadeira e a caminhadas. E desperta nos mais pequenos uma imensa vontade de correr, de se perderem no meio do arvoredo e de descobrir caminhos escondidos. Melhor ainda, no jardim passeiam tranquilamente várias espécies de pequenos animais!

Sabiam que?
Apesar de estar no centro de uma grande cidade, o Jardim Gulbenkian tem muitas variedades de espécies de flora e fauna. Tem mais de 230 espécies diferentes de plantas e 43 espécies de aves. Um verdadeiro bosque!!
Um mundo de tranquilidade
Por tudo isso, deixem-se inspirar pela beleza e pela calma do jardim e desfrutem! Joguem às escondidas por entre as árvores gigantes. Demorem-se a observar as tartarugas, os patos, os peixes. Fotografem tudo o que lhes despertar interesse. Levem material para desenhar e criem obras inspiradas na natureza. Deitem-se na relva a descansar, a ouvir os pássaros e as quedas de água, a observar as nuvens. Tragam o lanche e façam um piquenique.

Ensinem aos mais novos a importância de respeitar os vários elementos da natureza e o trabalho das pessoas que cuidam do jardim.
E não deixem de passar pelo Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles. Aqui ficamos a saber mais sobre a história e a conceção deste espaço tão único. Como é neste centro que funciona a geladaria, deliciem-se com um belo gelado!
Atividades no Jardim Gulbenkian
O Jardim é palco de muitas atividades ligadas à natureza e às artes. Organizam-se oficinas, visitas orientadas e cursos para que famílias aprendam mais sobre a natureza e o património do parque. Para mais informações e inscrições consultem o site oficial da Fundação Gulbenkian.

Jardim Gulbenkian: Bocadinhos de história
No século XVIII este jardim era uma grande quinta de recreio. E não ficava no centro da cidade, como hoje. A Praça de Espanha era uma das entradas para Lisboa. A quinta ficava no limite entre a área urbana e os campos agrícolas.
No século XIX a quinta foi comprada e transformada num parque. Foi contratado um jardineiro suíço para desenhar o projeto de jardinagem. Nasceu assim o Parque de Santa Gertrudes.
Mais tarde, o parque foi cedido para a instalação do primeiro Jardim Zoológico de Lisboa que aqui funcionou durante 10 anos, entre 1884 e 1894.
Em meados do século XX adaptou-se a zona para uma feira popular. Tinha carrosséis, montanha russa, ringue de patinagem, cafés e esplanadas, um hipódromo e um velódromo.
Em 1957, a Fundação Calouste Gulbenkian adquiriu o terreno para a construção da sua sede. Os arquitetos paisagistas Gonçalo Ribeiro Telles e António Viana Barreto desenvolveram o projeto. Um dos objetivos foi a preservação da vegetação existente.
Algumas árvores do jardim são do tempo do Parque de Santa Gertrudes.
O edifício e o jardim da Fundação Calouste Gulbenkian têm a classificação de Património Nacional desde 2010.

Dicas úteis:
-
Jardim Gulbenkian localiza-se no centro de Lisboa. Está entre a Avenida António Augusto de Aguiar, Praça de Espanha, Avenida de Berna e Rua Marquês Sá da Bandeira.
-
A estação de Metro mais próxima é S. Sebastião.
-
Há vários parques de estacionamento nas imediações.
-
A entrada no jardim é gratuita e está aberto nas horas em que há luz do sol.
-
O jardim tem cafetarias e geladaria com esplanadas muito agradáveis para refeições.
Estas são algumas das razões que fazem do Jardim Gulbenkian um local tão especial. Quem conhece o Jardim?
Mais sugestões para descobrir Lisboa: o magnífico bairro do Príncipe Real e o contemporâneo Parque das Nações.
Boa visita!!