Lisboa com crianças: os locais imperdíveis para conhecer a cidade em família

Lisboa é uma cidade maravilhosa para se descobrir com crianças. Por aqui, encontram-se muitas opções para dias animados e diferentes em família. Há atividades radicais e museus,  jardins e teatros, monumentos e street art. E, também, muitos programas criados de propósito para toda a família se divertir. Venham daí passear pela cidade!

Lisboa é uma cidade onde as crianças são muito bem-vindas. É uma cidade segura, com meios de transporte variados, onde muitos restaurantes oferecem menu infantil e cadeiras para os mais pequeninos. A maior parte dos equipamentos culturais têm bilhetes com preços reduzidos para crianças. E o sol, que brilha grande parte do ano, é um ótimo anfitrião que convida a passeios de descoberta.

Locais para quem gosta de história

 Lisboa é uma das capitais mais antigas da Europa. Por isso, quem quer conhecer Lisboa deve dedicar uma parte do seu tempo a descobrir episódios da sua história. Mas não tem de arrastar as crianças para visitas chatas a monumentos. Com critério, uma visita a um monumento pode ser divertida e causar o impacto certo nos mais pequenos.

Só no bairro de Belém podemos conhecer os Jerónimos e a Torre de Belém, dois dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa. Mas se quiserem evitar grandes multidões e, ainda assim, conhecer um monumento cheio de história, visitem um Palácio Real, como o Palácio da Ajuda ou o Palácio Nacional de Queluz. Ambos têm programação infantil que ajuda muito na visita.

Conheçam a Coolture Tours

A Coolture Tours é uma experiência única criada por uma historiadora que adora contar as histórias da História de Portugal. Para isso, organiza uma série de visitas culturais encenadas que levam crianças e adultos numa viagem no tempo.
Entre os vários programas, está uma atividade no Palácio da Ajuda, onde a Rainha D. Maria Pia de Sabóia conduz uma visita pelas salas do palácio. Um programa perfeito para conhecer Lisboa com crianças.

 

Outra sugestão é a visita ao Convento do Carmo, a famosa igreja sem teto, aproveitando para conhecer o Museu Arqueológico do Carmo. Preparem-se para ver um sarcófago com a múmia egípcia e, também, múmias pré-colombianas!

O Convento do Carmo costuma ser palco de experiências imersivas criados pelo OCUBO, que transforma as paredes da igreja em tela tridimensional para contar histórias, num espetáculo único que vale a pena assistir.

Convento do Carmo

A Baixa de Lisboa e a Praça do Comércio são o exemplo da grandiosidade da reconstrução de Lisboa após  o Terramoto de 1755. Vale muito a pena subir ao Arco da Rua Augusta pois a vista é incrível! Ainda na Praça do Comércio, não deixem de visitar o Museu Lisboa Story Center para saber mais sobre a história de Lisboa.

Vista Arco Rua Augusta
Vista do Arco da Rua Augusta

Mas, lá no alto, o Castelo de São Jorge mantém o privilégio de ser um dos locais mais antigos de Lisboa e, na minha opinião, o mais belo miradouro da cidade. Durante a visita podem usufruir das atividades que são organizadas para os mais novos.

Castelo de São Jorge

E também há outros locais que contam a história da cidade e do seu povo. Percam-se nos bairros antigos de Alfama, da Mouraria ou do Chiado.

Passeios com guias

Se preferirem visitas guiadas pelos bairros históricos, peçam ajuda à Time Traveller  ou à Little Lisbon.

 

Não deixem de visitar as igrejas. Segundo a Patriarcal de Lisboa, na cidade há 119 igrejas e cada uma é mais bonita do que a outra. Por isso, não vai ser difícil encontrar algumas durante um passeio. Mas, se quiserem conhecer a mais antiga visitem a Sé de Lisboa, mandada erigir no século XII. E se preferirem uma luminosa, entrem na Igreja de Santa Engrácia ou no Panteão Nacional.

Ou então, sigam alguma destas sugestões.

Lisboa supercool para crianças

Quem tem crianças e visita crianças em família, deve conhecer estes locais, pois são incontornáveis para os mais novos. O Oceanário de Lisboa e o Pavilhão do Conhecimento são dois espaços obrigatórios.

O Oceanário é um dos maiores e mais incríveis aquários do mundo.

O Pavilhão do Conhecimento e da Ciência Viva promove a aprendizagem da ciência através de atividades pensadas para as crianças. Ambos os espaços ficam no Parque das Nações.

Oceanário

Um passeio pelo rio é uma boa oportunidade para testemunhar a importância que o Tejo sempre teve para a cidade. A Caravel on Wheels organiza passeios divertidos e didáticos a pensar nos mais pequenos.

E a Hippotrip oferece um passeio muito especial. Num veículo anfíbio, somos convidados a passear por Lisboa e, depois, a entrar no Tejo e navegar no rio. Uma aventura!

 

Museus para todos

Lisboa tem museus muito variados e a maior parte tem visitas guiadas e atividades pensadas para as crianças. Por isso, que tal começar pelo mais antigo museu dos coches do mundo!  O Museu Nacional dos Coches, em Belém, foi inaugurado pela rainha D. Amélia d’Orleães e Bragança em 1905, no antigo Picadeiro Real. Hoje ocupa um moderno edifício, construído para receber uma coleção única de coches e berlindas, seges, liteiras, mala-postas e outros meios de transporte históricos. É uma visita que encanta as crianças.

Museu dos Coches

Mas há mais. Quem gosta de conhecer e saber mais sobre a cultura da cidade tem uma série de museus interessantes para visitar. É o caso do Museu do Fado, onde aprendemos mais sobre este magnifico Património Cultural Imaterial da Humanidade e do Museu Nacional do Azulejo, onde conhecemos a história da arte milenar de Lisboa. Aqui desenvolvem-se oficinas de modelação de cerâmica e pintura de azulejos. Para mais informações consultem o site do museu.

E, como o Elétrico e os Elevadores são ícones de Lisboa, porque não descobrir Museu da Carris e a história dos transportes públicos da cidade? Neste museu fazemos uma viagem no tempo, desde os primeiros meios de transporte, ainda puxados por animais. O museu é dividido em vários núcleos e, para os conhecer, podemos viajar num elétrico com 120 anos, de 1901.

Ou então, que tal descobrir a história do dinheiro? O Museu do Dinheiro fica na Baixa, na antiga Igreja de São Julião. Ensina muito sobre o dinheiro, a sua história e a sua relação com as sociedades, em Portugal e no mundo. É um museu marcadamente interativo e interessante para toda a família.  A entrada é gratuita.

Museus de Arte

Para quem aprecia arte não pode deixar de visitar pelo menos um destes três museus: o Museu Coleção Berardo  e o Museu da Fundação Gulbenkian  e o MAAT. Todos têm serviço educativo e estão preparados para receber crianças. Se visitarem o Museu Berardo ou o MAAT, aproveitem para passear por Belém. Se optarem pela Fundação Gulbenkian, relaxem no seu jardim.

 

MAAT - Lisboa com crianças
MAAT

Ar Livre

Mas nem só de história e de cultura vive Lisboa. Com um clima ameno e sol grande parte do ano, a capital portuguesa tem muitos dias perfeitos para aproveitar o ar livre. E muitos espaços verdes para brincar, correr ou apenas para relaxar.

São vários os jardins que estão espalhados pela cidade. Todos diferentes e únicos. Alguns contam histórias antigas, como o Jardim do Palácio Fronteira, o Jardim das Necessidades ou o Jardim da Estrela.

Lisboa com crianças Jardim da Estrela
Jardim da Estrela

Outros impressionam pela vegetação frondosa, como o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim da Fundação Gulbenkian ou a Estufa Fria. O pequeno Jardim do Torel, por exemplo, tem uma vista incrível sobre a cidade, assim como o Jardim Botto Machado, que ainda apresenta tem um painel de azulejos único, do artista André Saraiva.

Painel Azulejos André Saraiva, Lisboa com crianças
Painel Azulejos de André Saraiva, no Jardim Botto Machado

Mas se a ideia é aproveitar a natureza como se estivessem longe da civilização, então embrelhem-se em Monsanto, o pulmão de Lisboa. Percorram trilhos e descubram o Espaço Biodiversidade, a zona do parque mais bem preservada de Monsanto. Depois, brinquem no Parque da Serafina, onde encontram o Hello Park, ou no Parque Infantil do Alvito. Dêem um passeio no Jardim Keil do Amaral e descubram o Panorâmico de Monsanto e a sua incrível exposição de Arte Urbana.

Lisboa com crianças - Panorâmico
Panorâmico de Lisboa – Monsanto

E por falar em atividades na natureza, que tal uma visita ao Adventure Park, no Jamor, para experimentar o arborismo e outras aventuras radicais? Se são aventureiros, vão adorar estes desafios. Mas, já sabem, tudo depende das condições meteorológicas.

Lisboa e os animais

Lisboa tem vários locais onde as crianças se podem deliciar com os animais. O Jardim Zoológico de Lisboa, com muitas espécies de animais de todo o mundo, localiza-se no centro da cidade e tem uma importante vertente de preservação da fauna.

Jardim Zoológico de Lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa

Mas uma visita a Lisboa não estará completa sem visitar o incrível Oceanário e os seus aquários. Ou então, se preferirem algo mais pequeno, o Aquário Vasco da Gama é o local ideal. Com 120 anos, este aquário é um dos mais antigos do mundo mas continua a ser uma referência. E, mais uma vez, chegou a hora de nos esqueceremos que estamos numa grande cidade.

Na Quinta Pedagógica dos Olivais viajamos até à vida no campo, com as suas hortas, animais e muitas outras surpresas ligadas à ruralidade. A entrada é gratuita.

Lisboa com crianças
Quinta Pedagógica dos Olivais

Explorar o Tejo

A cidade tem uma forte ligação ao Rio Tejo e são várias as atividades ligadas ao rio. Para além de conhecer as zonas ribeirinhas do Parque das Nações, de Belém e da Praça do Comércio, podemos navegar no rio. Há atividades para toda a família que nos levam a navegar no rio e que são muito divertidas.

É o caso do Hippotrip, veículo anfíbio que nos conta histórias da cidade. Ou, então, aproveitem um passeio no Yellow Boat. Se preferirem as alturas e experiências imersivas, subam ao  Pilar 7, um dos pilares da Ponte 25 de Abril, e descubram a história da ponte.

Hippotrip Lisboa
Hippotrip

Atividades Indoor

Para dias chuvosos e que não apetece passear na rua, há sempre o que fazer. A Kidzania é um parque temático único que simula uma cidade, construída à escala dos mais pequenos. Aqui, as crianças podem experimentar várias profissões e atividades dos crescidos. Ser bombeiro ou veterinário, tirar a carta de condução ou ir a uma discoteca são algumas das atividades que as crianças podem experimentar. A Kidzania fica no Centro Comercial Dolce Vita.

Kidzania Lisboa com crianças
Kidzania

Para quem gosta de fazer escalada, o rocódromo Vertigo Climbing Center, em Marvila, é um  espaço vocacionado para a prática de escalada indoor, seguro e muito divertido para toda a família.

E se vos apetecer dar uns bons saltos, o Bounce é o local ideal. É um parque de diversões Indoor onde a lei da gravidade é desafiada. Tem mais de 100 trampolins interligados e muitos desafios que vão desafiar a lei da gravidade e os nossos limites.

Lojas e Livrarias

Preparados para mudar de ritmo? Que tal descobrirmos algumas das lojas mais cool da cidade para crianças?

No Príncipe Real, um dos bairros mais cosmopolitas de Lisboa, há muito para ver e muitas lojas para espreitar e perder a cabeça. Derretam-se com as roupas da Pecegueiros & Fos e da Dada for Kids. Entrem na Embaixada e espreitem as lojas infantis Dot e Organii.

E uma boa lista de lojas infantis não estaria completa sem mencionar onde estão os melhores brinquedos da cidade:

  • Cristina Siopa, que fica em Picoas;
  • Petit Love Store, no Lx Factory;
  • Toy Department, uma loja com brinquedos vintage que fica na Rua do Telhal;
  • SigToys, com uma loja em Campo de Ourique e outra no CCB;
  • WareHouse by Maria do Mar, em Alvalade, uma mega loja com espaço de livraria infantil, brinquedos, mobiliário e puericultura.
  • Atelier da Tufi, em Campo de Ourique.

 

E, por fim, é obrigatório conhecer algumas das mais bonitas livrarias de Lisboa, locais tão especiais:

  • Livraria Bertrand, no Chiado, é a mais antiga livraria do mundo em funcionamento.
  • A Ler Devagar, na LX Factory, conhecida pelo seu ciclista sonhador.
  • Baobá, que fica em Campo de Ourique;
  • O Tigre de Papel,  em Arroios;
  • A Tinta nos Nervos, em Santos;
  • It´s a Book, que fica no bairro dos Anjos.
Bertrand Chiado Lisboa
Livraria Bertrand, a mais antiga livraria do mundo ainda em atividade

Em conclusão, Lisboa oferece uma mistura de cultura e de atividades ao ar livre ou indoor que divertem crianças e adultos. E há muito mais para conhecer do que os Elétricos e os Pastéis de Belém (que são deliciosos, já agora)!

Bons passeios!

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.