Lisboa é uma ótima cidade para descobrir em família, com muitas atividades divertidas para as crianças. Para além dos monumentos, há museus e teatros com atividades pensadas para os mais novos, parques ao ar livres, centros de escalada, passeios organizados e muitas praias para aproveitar o sol que brilha em Lisboa. Estas são sugestões para se divertirem muito pela cidade.
Este artigo contêm links de afiliados.
1. Hippotrip
O Hippotrip é um circuito turístico feito num veículo anfíbio, que mostra Lisboa por terra e pelo rio. Dito assim já parece divertido, mas esperem até experimentar! É uma excelente forma de conhecer Lisboa com crianças. Os animadores são muito divertidos e contam várias histórias e curiosidades sobre a cidade. O melhor de tudo é quando mergulhamos no Rio Tejo. A entrada do veículo no rio é uma aventura e, de repente, estamos a navegar e a ver a cidade de uma outra perspectiva. A viagem é muito animada, informativa e muito diferente de tudo a que estamos habituados.
O Hippotrip parte da Doca de Santo Amaro, em Alcântara, e o passeio dura cerca de 90 minutos, num circuito feito por terra e por rio, que passa por alguns dos pontos mais interessantes da cidade, como a Praça do Município, a Praça dos Restauradores, a Avenida da Liberdade, o Marquês de Pombal, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Centro Champalimaud. Os bilhetes podem ser adquiridos online, no local do embarque ou por telefone – 211922030. Aconselha-se marcação prévia.
2. Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge é um dos locais mais bonitos e antigos da cidade. Localizado numa das altas colinas de Lisboa, é um incrível miradouro. Para além de conhecer parte da história da cidade, admirar a vista e aproveitar o espaço ao ar livre, podem participar nas atividades que são organizadas para os mais pequenos e famílias, de forma a usufruir do património histórico. Aqui encontram dicas para planear uma visita ao castelo com crianças e no site do Castelo de São Jorge encontram informações sobre os bilhetes e os programas com crianças.
O Castelo de São Jorge fica em Alfama, na Colina do Castelo, e pode ser visitado todos os dias entre as 9h e as 21h (no horário de Verão, de marco a outubro) e entre as 9h e as 19h, (no Inverno, entre novembro e fevereiro).
3. Oceanário de Lisboa
O Oceanário de Lisboa é um dos mais interessantes aquários da Europa. É um local emblemático da cidade e um excelente programa para famílias. Casa de milhares de seres marinhos, com mais de 400 espécies de peixes, pássaros, anfíbios, répteis e mamíferos que coabitam neste espaço. No Oceanário estão representados os habitats oceânicos dos quatro cantos do mundo. E, à imagem do fundo do mar, transporta-nos para um mundo azul, tranquilo e fascinante, onde os seres vivem em harmonia. Uma visita em Lisboa que deixa sempre as crianças fascinadas.
O Oceanário fica no Parque das Nações está aberto todos os dias entre as 10h e as 20h (última entrada às 19h). As crianças até aos 2 anos não pagam. Os bilhetes podem ser adquiridos online.
4. Subir ao Arco da Rua Augusta
Quem visita Lisboa não dispensa um passeio pela majestosa Praça do Comércio, uma das mais bonitas da Europa. Mas a visita só fica completa com a subida ao topo do Arco da Rua Augusta. A vista de 360 graus é incrível! A esquadria da Baixa Pombalina, a grandiosidade da Praça do Comércio e a sua ligação ao rio é muito perceptível do topo do arco. Daqui podemos admirar o Castelo de São Jorge, os bairros típicos de Lisboa, o Tejo, a ponte, o Cristo-Rei. A visita é segura para crianças pois o terraço tem muros altos e largos. A subida é feita por elevador até ao relógio e por escadas em caracol até ao terraço.
Os bilhetes podem ser adquiridos na entrada do Arco, Rua Augusta 2, ou online. A entrada tem o preço único de 3€ e as crianças até aos 5 anos não pagam. Há bilhetes combinados que permitem as entradas no Arco e no Lisboa Story Center ou no Centro Interpretativo da História do Bacalhau, ambos na Praça do Comércio. Mais informações no site oficial do Turismo de Lisboa.
5. Museu Nacional dos Coches
O Museu dos Coches fica em Belém e tem em exposição uma coleção única no mundo de coches e transportes históricos de tração animal. Foi criado pela rainha D. Amélia em 1905 e ficou instalado no Picadeiro Real de Belém. Hoje tem um edifício próprio, próximo do local original, e uma incrível exposição com as carruagens da Casa Real e muitos outros meios de transporte que preenchem o imaginário das histórias de encantar.
É um bom museu em Lisboa para visitar com crianças, que se vão deliciar com as decorações imponentes dos coches e com as suas histórias. O Museu Nacional dos Coches pode ser visitado de 3ª feira a domingo, entre as 10h e as 18h (última entrada às 17h30m).
6. Pavilhão do Conhecimento
O Pavilhão do Conhecimento é o maior centro de Ciência do país. É um museu interativo com várias exposições e atividade ligadas à ciência e à tecnologia que estimulam a curiosidade e a aprendizagem de toda a família. A visita é muito dinâmica, com o convite para experimentar várias atividades diferentes. É um dos espaço em Lisboa que mais agrada a crianças pequenas, a adolescentes e aos pais, pois encontramos atividades interessantes para todos.
No Pavilhão do Conhecimento são organizadas atividades ao fim de semana para toda a família. Mais informações sobre as entradas, as exposições e as atividades estão no site do Pavilhão do Conhecimento.
7. Passear no Elétrico
Os Elétricos amarelos de Lisboa são famosos no mundo inteiro. Apesar da grande procura, principalmente por turistas, um passeio de Elétrico é uma forma divertida de conhecer os bairros antigos da cidade, como o Chiado, o Príncipe Real e o Martim Moniz. São vários os trajetos, todos nas zonas históricas da cidade. O mais conhecido é o Elétrico 28, que passa pelos pontos mais irónicos da cidade antiga, mas o Elétrico 12, que sai do Martim Moniz e sobe ao Castelo de São Jorge, também é uma viagem interessante.
Todas as informações sobre os Elétricos de Lisboa estão no site da Carris.
8. Fragata D. Fernando II e Glória

Lançada à água em 1843, a Fragata é o último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa e a última nau da Carreira da Índia, que fazia a ligação entre Portugal e a antiga colónia. Foi escola de Artilharia Naval e, em meados de século XX, foi obra social para acolhimento de rapazes órfãos e desfavorecidos. Um incêndio em 1963 deixou o navio destruído e meio submerso no rio Tejo. Em 1992 foi para Aveiro para recuperação e restauro, voltou em 1997 a Lisboa e foi entregue à Marinha para servir como navio museu. Hoje, a fragata é um museu e está aberto ao público em Cacilhas, na outra margem do Rio Tejo.
Uma visita à fragata leva-nos a viajar no tempo e perceber o funcionamento do navio e a vida difícil dos marinheiros que se aventuravam pelos mares do mundo. Se gostarem de uma visita guiada divertida para os mais novos, podem contar com o marinheiro Sardinha. Mais informações do site oficial da Marinha.
9. Visitar um estádio

Quem gosta de futebol não deve perder a a oportunidade de conhecer os estádios dos dois maiores clubes de Lisboa: o Benfica e o Sporting! São clubes com muita tradição e que têm muitas histórias e taças para mostrar. Sabiam que o Benfica é o clube com mais adeptos do mundo e que o Eusébio, uma lenda do futebol nos anos 60, sempre jogou no Benfica? E que o Cristiano Ronaldo foi descoberto e lançado no Sporting e que este é o clube do seu coração?
Esta e outras história podem ser conhecidas numa visita a estes dois estádios, construídos de raiz para o Euro 2004. Para mais informações sobre a visita ao Estádio da Luz consulte o site do Sport Lisboa e Benfica. Para conhecer o Estádio de Alvalade, encontra informações no site do Sporting Clube de Portugal.
10. Telecabine do Parque das Nações
Foi inaugurada em 1998, no âmbito da Exposição Mundial EXPO98, que aconteceu nesta zona de Lisboa. A Telecabine faz um percurso de cerca de 10 minutos entre os dois extremos do Parque das Nações. São 1230 metros a 30 metros de altura, com uma vista panorâmica para todo o parque. A viagem começa muito perto do Oceanário e termina na Torre Vasco da Gama. O percurso pode ser apenas de ida, ou de ida e volta, com preços diferentes. Pode também comprar um bilhete combinado para o Oceanário e a Telecabine. Todas as informações no site da Telecabine Lisboa.
11. Yellow Bus

O Yellow bus é um autocarro hop on hop off especial, pois o passeio começa em terra e prossegue no rio. Um bilhete no Yellow Bus permite conhecer Lisboa no autocarro panorâmico, passear de Elétrico, subir no Elevador de Santa Justa e nos elevadores públicos, e ainda fazer um cruzeiro no Rio Tejo, programas divertidas de se fazer com crianças em Lisboa. Há várias opções de passeios com a Yellow Bus, todas explicadas no site oficial. E não precisa fazer tudo no mesmo dia pois os bilhetes têm a validade que varia entre 24 horas, 48 horas ou 72 horas.
12. Ir à praia

A localização privilegiada de Lisboa, na foz de um grande rio, proporciona uma proximidade muito agradável a várias praias. Todas diferentes e todas fantásticas. Se preferir ir para a região de Cascais, toda a linha tem praias desde Carcavelos ao Guincho. Ou, então, podem passar a ponte e ir experimentar as maravilhosas praias da Costa de Caparica e da zona da Comporta. E para norte podem aproveitar as praias da região de Sintra, como a Praia das Maçãs, as da Região Oeste, como Santa Cruz e Ericeira. Aproveitem para experimentar uma aula de surf e deleitarem-se com uma refeição de peixe fresco nos bares de praia.
13. Lisboa Story Centre

Lisboa Story Centre é um museu multimedia que se encontra na ala nascente da Praça do Comércio. Aqui, conhece-se a história de Lisboa, desde os primeiros povos que a habitaram até à atualidade. Este museu interativo sobre Lisboa é muito interessante tanto para adultos como para crianças, pois permite ter uma visão objetiva da história da cidade e compreendê-la melhor. A visita é feita com audioguias e as suas narrativas estão preparadas para adultos e para crianças.
A visita ao museu Lisboa Story Centre permite conhecer e perceber melhor a história das zonas mais antigas da cidade e, também, da sua evolução até à atualidade. Pode ser visitado todos os dias entre as 10h e as 19h (última entrada às 18h). As crianças até aos 6 anos não pagam. Há bilhetes combinados com o Arco da Rua Augusta e ao Centro Interpretativo da História do Bacalhau. Mais informações no site oficial.
14. Palácio da Ajuda e o Museu do Tesouro Nacional

E agora, uma sugestão para viajar até ao tempos dos reis e das princesas. Situado no Alto da Ajuda, o Palácio Nacional da Ajuda, estilo neoclássico do século XIX, foi residência oficial da família real portuguesa a partir do reinado de D. Luís I até ao final da monarquia em 1910. O palácio conserva a decoração que tinha no tempo dos reis desde os aposentos privados à Sala do Trono. É um museu com importantes coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: mobiliário, vidro, tapeçarias, cerâmicas, pinturas e esculturas. Na nova ala do palácio encontra-se o recém inaugurado Museu do Tesouro Real, uma caixa forte onde está exposto grande parte do acervo das jóias da Coroa Portuguesa. É uma das mais importantes coleções de jóias do mundo de uma Casa Real que pode ser admirada por todos.
O Palácio Nacional da Ajuda fica no Alto da Ajuda e pode ser visitado de quinta-feira a terça-feira das 10h às 18h (última entrada às 17h30m). O Museu do Tesouro Nacional pode ser visitado todos os dias entre as 10h e as 18h (última entrada às 17h). Os bilhetes podem ser comprados aqui.
15. Coolture Tours

Lisboa tem um passado muito rico e a Coolture Tours tem como missão contar muitas destas histórias a crianças de uma forma cativante, com jogos e visitas guiadas com encenações teatrais onde as personagens históricas contam os episódios na primeira pessoa. Já imaginaram uma visita ao Museu dos Coches com a a Rainha ou o Cocheiro da época? Ou conhecer a Fragata D. Fernando II e Glória com o Marinheiro Sardinha? Ou, ainda, conhecer o Palácio Nacional da Ajuda numa visita guiada pela própria rainha D. Maria Pia de Sabóia? Estas e muitas outras visitas irão fazer as delícias das crianças, que compreenderão de uma forma divertida a história destes locais.
A Coolture Tours tem todas as informações disponíveis no seu site.
16. Kidzania

A Kidzania é um parque temático de Lisboa dirigido a famílias com crianças até aos 15 anos. Fica no Centro Comercial UBBO e é um parque indoor onde se simula uma cidade construída à escala dos mais pequenos, onde as crianças podem brincar aos adultos. Podem escolher uma das mais de 60 profissões diferentes e ganhar dinheiro (a fingir!) enquanto aprendem o básico da atividade. Ser bombeiro ou veterinário, tirar a carta de condução ou ir a uma discoteca são algumas das atividades que as crianças podem experimentar. Um dia na Kidzania é um dia em cheio para os mais pequenos.
17. Passear por Belém
Belém é uma das zonas mais bonitas e culturalmente ricas de Lisboa. Aqui encontramos tudo para um dia animado com crianças: monumentos, museus e muitos espaços ao ar livre com uma forte ligação ao Rio Tejo. Por ser uma zona com uma grande importância na época da Expansão Marítima e dos Descobrimentos portugueses, Belém é uma aula de história a céu aberto, com monumentos que são Património da Humanidade e museus para todos os gostos. Mas tem mais oferta, com muito espaço ao ar livre, jardins com parque infantil e um passeio junto ao rio Tejo ideal para andar de bicicleta, correr e brincar. Há restaurantes e cafés por todo o lado, como Fábrica dos Pasteis de Belém. Um passeio de Tuk-Tuk pela zona é uma sugestão divertida para toda a família. Em resumo, Belém tem tudo para um dia animado com crianças em Lisboa.
18. Render da Guarda no Palácio Nacional de Belém

Em frente ao Palácio Nacional de Belém, residência oficial do Presidente da República, todos os 3ºs domingos de cada mês, pelas 11 horas, a Guarda Nacional Republicana promove o Render Solene da Guarda. É uma cerimónia cheia de simbolismo e tradição, onde participam 160 militares da GNR, a Banda de Música, um Pelotão a cavalo para escoltar o portador do Santo-e-Senha, a Charanga a cavalo e binómios cinotecnicos, isto é, militares com os cães patrulha. O Palácio de Belém fica na Praça Afonso de Albuquerque, em Belém. Mais informações disponíveis no site da GNR. Um evento interessante para admirar em Lisboa com crianças.
19. LU. CA – Teatro Luís de Camões

O Teatro Luís de Camões fica na Calçada da Ajuda, Lisboa, e apresenta uma programação artística dedicada às crianças e aos jovens. Tem um programa artístico e cultural regular, procurando novas formas de expressão e de criação de projetos artísticos nacionais e internacionais dirigidos aos mais novos, de forma a criar desde cedo um público crítico e criativo. A programação tem como foco central as artes performativas e outras formas de linguagens artísticas, como o design, a ilustração, a poesia ou as artes plásticas. Há um programa central, que acontece na sala de espetáculos, e um paralelo, com atividades que acontecem nos vários espaços do teatro. Os espetáculos acontecem em português e os workshops em português e em inglês.
O teatro fica na Calçada da Ajuda 80. Está aberto todos os dias entre as 10h e as 17h. A programação está disponível no site do LU.CA e os bilhetes podem ser adquiridos no local e na Blueticket.
20. Quinta Pedagógica dos Olivais
Se vos apetecer um passeio ao campo com crianças sem sair de Lisboa, então uma visita à Quinta Pedagógica dos Olivais é o programa certo. Com cerca de dois hectares, a quinta oferece muitas atividades dedicadas à vida rural. Na visita à quinta vamos conhecer as vacas, os burros, as galinhas, os patos, os cisnes e muitos outros animais. Aqui, nenhum pormenor é deixado ao acaso. Aprendemos a tratar dos animais, das hortas e pomares, a fazer pão, compotas e outros produtos típicos. A quinta está localizada nos Olivais Sul, perto da estação do Metro dos Olivais. Está aberta de terça a domingo e a entrada é gratuita. Todas as informações no site da Quinta Pedagógica dos Olivais.
21. Jardim Zoológico de Lisboa
Uma visita ao Jardim Zoológico de Lisboa é sempre um programa em cheio. Com cerca de 2000 animais de 300 espécies diferentes, entre mamíferos, anfíbios, crustáceos e répteis, o Zoo de Lisboa é um mundo à parte. Criado em 1884, foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. E, se na época da sua abertura era uma mera exposição de animais, hoje tem um papel importante na conservação e proteção da natureza. O Centro Pedagógico foi criado para promover a educação do público para o respeito e a proteção da fauna.
O Jardim Zoológico de Lisboa fica em Sete Rios, perto da estação de Metro. No site do Zoo de Lisboa encontram toda a informação para uma visita divertida com crianças. Podem também comprar os bilhetes online aqui.
22. Lx Factory

Localizado em Alcântara, por baixo da Ponte 25 de Abril, o Lx Factory é um espaço comercial com lojas e restaurantes, instalado numa antiga fábrica de tecidos. A sua história começa em 1846, quando a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense se instala em Alcântara, criando um dos mais importantes complexos fabris de Lisboa. Foi ocupada por outras empresas, e depois o espaço ficou abandonado durante muitos anos até 2008 , quando foi reaberto para um espaço comercial e artístico cheio de criatividade. O LX Factory é uma bolha criativa numa das zonas mais movimentadas da cidade. Para além de muitas empresas, tem muitas lojas, restaurantes e bares para descobrir. Um espaço onde é um prazer passear e conhecer lojas icónicas como a livraria Ler Devagar, a Petit Love e a Brandz, provar o incrível bolo de chocolate da Landeau e deliciar-se com a comida mexicana da Mex Factory.
O LX Factory fica em Alcântara, com entrada na Rua Rodrigues de Faria 103.
23. Parque Florestal de Monsanto
O Parque Florestal de Monsanto é o pulmão de Lisboa, a maior área verde da cidade, com uma extensa zona florestal, e um excelente local para visitar com crianças em Lisboa. São cerca de 900 hectares de floresta, com muitos locais que merece a pena explorar em família, como trilhos e ciclovias. Tem dois parques infantis para crianças mais pequenas: o Parque do Alto da Serafina, onde encontra o Hello Park, e o Parque Infantil do Alvito. Há também um parque com parede de escalada e percurso de obstáculos: a Mata de S. Domingos de Benfica. Aqui encontram um ótimo guia sobre Monsanto.
24. Museu de Marinha

O Museu de Marinha fica na ala oeste do Museu dos Jerónimos. Tem uma vasta coleção de modelos de embarcações desde ao tempo dos Descobrimentos até ao século XIX, assim como instrumentos de navegação, cartas marítimas, armas, fardas. É aqui que está exposto o hidroavião Santa Cruz, no qual Sacadura Cabral e Gago Coutinho terminaram a primeira travessia do Atlântico Sul, em 1922. São muitas as embarcações, quadros e gravuras, cartas de navegar e fotografias que ajudam a compreender a relação que os portugueses tiveram com o mar.
O Museu de Marinha está aberto todos os dias das 10h às 18h entre maio e setembro, com a última entrada às 17h 30m, e das 10h às 17h entre outubro e abril, com a última entrada às 16h30m.
25. Jumpyard

Um parque indoor para grandes momentos de diversão. Os trampolins são o ex-libris da casa mas há mais para fazer. Escalada, parkour e sky rider são outras atividades para aumentar a adrenalina. O Jumpyard tem diversão para todos, desde crianças com menos de 4 anos, com um espaço exclusivos para os mais pequenos, até aos adolescentes e adultos. Todos se divertem neste parque indoor.
O Jumpyard fica na Avenida dos Cavaleiros 35, em Carnaxide. Todas as informações sobre as atividades e entradas no site da Jumpyard.
26. Lego Store
Abriu recentemente a primeira loja certificada da Lego em Portugal e a maior da Europa Ocidental, no piso 0 Centro Comercial Colombo. Para os mais aficionados e não só, esta loja merece uma visita pela variedade de oferta e pelas cores do espaço. Na loja há vários serviços exclusivos, como a Fábrica de mini-figuras, a mesa de contar histórias ou a LEGO Pick a Brick Wall. Aqui é possível comprar todo o tipo de peças e há muita escolha de sets. O difícil vai ser escolher apenas uma caixa para levar para casa! Mais informações em Centro Comercial Colombo.
27. Adventure Park Jamor

Um parque de diversões com muitas atividades ao ar livre. Arborismo, canoagem, orientação, mini golf e combate laser são atividades que garantem um dia épico em família passado na natureza. Muitos desafios com adrenalina onde superação é a palavra de ordem. O Adventure Park está inserido no Complexo Desportivo Nacional do Jamor, perto do Estádio Nacional, numa área com imensa vegetação. Atenção à meteorologia (as atividades não se realizam com chuva intensa, vento forte, trovoada ou nevoeiro), à roupa, que deve ser confortável e se possa sujar, e aos sapatos, que obrigatoriamente têm ser fechados.
O Adventure Park fica no Complexo Desportivo do Jamor e organiza aventuras para famílias, team building e festas de aniversário. Está aberto todos os dias das 10h às 13h e das 14h às 18h. Com marcação prévia.
28. Escala 25 e Pilar 7

Agora imaginem que podem passar umas horas a divertirem-se num dos pontos mais marcantes da cidade: a Ponte 25 de Abril. Junto a um dos pilar da ponte existe um centro de escalada com aulas e treinos para adultos e crianças. A Escala 25 está inserida no Pilar 7, Centro Interpretativo da Ponte, e é um dos poucos centros de escalada ao ar livre do país. Por aqui há muito para fazer: há uma zona para crianças a partir dos 6 anos, preparada com toda a segurança. Há também a grande parede de escalada, com 12 metros, uma zona para praticar bouldering (escalada sem corda), tudo pensado para praticantes iniciantes ou profissionais.
E, para completar a experiência, nada como visitar o Pilar 7, viajando pela história da construção da ponte e, depois, subindo ao miradouro, que fica ao nível do tabuleiro da ponte, e contemplar a magnifica vista sobre o Tejo e a cidade.
Escala 25 e Pilar 7 ficam no mesmo complexo, na Avenida da Índia, em Alcântara. Todas as informações para planear um dia divertido em família estão disponíveis no site.
29. Aquário Vasco da Gama
O Aquário Vasco da Gama está localizado na Cruz Quebrada e é dos locais onde se pode conhecer mais sobre animais em Lisboa. Foi inaugurado pelo rei D. Carlos I em 1898, um apaixonado pelo mar. Hoje, com 125 anos, é um dos mais antigos aquários do mundo, mas continua a ser uma referência da História natural e da oceanografia. A fauna da costa portuguesa tem lugar de destaque neste aquário, mas há espécies de animais e vegetais de ecossistemas de água doce e salgada de todo o mundo prontos para serem admirados. A par com os animais marinhos, o aquário tem um museu com o magnífico espólio deixado pelo rei D. Carlos I, resultado das suas campanhas oceanograficas e da sua vontade de divulgar o conhecimento marítimo.
O Aquário Vasco da Gama fica na Rua Direita ao Dafundo e está aberto todos os dias das 10h às 18h (última entrada às 17h30m). Mais informações disponíveis no site.
30. Quake – Centro do Terramoto de Lisboa

É um local a visitar em Lisboa com crianças para conhecer um episódio marcante da história da cidade. Começa com a viagem no tempo até à cidade que existia antes do terramoto de 1755. A partir deste “passeio” à Lisboa do século XVIII vamos assistindo ao desenrolar da tragédia, numa experiência imersiva que culmina num simulador do terramoto. A visita tem uma vertente didática pois não só se compreende melhor a terramoto de 1755 como se aprende sobre os comportamentos preventivos que devemos adotar em caso de abalos sísmicos. A visita ao Quake não é permitida a menores de 6 anos.
Quake – Centro do Terramoto de Lisboa está localizado no Cais da Alfândega Velha 39, junto ao Museu dos Coches, em Belém. Está aberto todos os dias, entre as 10h e as 17h, aos dias de semana, e as 10h e as 18h aos fins de semana. Para planear a visita, as informações estão disponíveis no site.
Com tantos locais divertidos para conhecer, o melhor é começar já a escolher o que fazer este fim de semana.
Divirtam-se!