Lisboa é uma cidade maravilhosa para se descobrir em família. Por aqui, encontram-se muitas opções para dias animados e diferentes. Há atividades radicais e museus, jardins e teatros, monumentos e street art. E, também, muitos programas criados de propósito para toda a família se divertir. Venham daí passear pela cidade!
Lisboa amiga das crianças
Lisboa é uma cidade onde as famílias com crianças são muito bem-vindas. É uma cidade segura, com meios de transporte variados, onde muitos restaurantes oferecem menu infantil e cadeiras para os mais pequeninos. A maior parte dos equipamentos culturais têm bilhetes com preços reduzidos para crianças. E o sol, que brilha grande parte do ano, é um ótimo anfitrião que convida a passeios de descoberta.
Locais para quem gosta de história
Lisboa é uma das capitais mais antigas da Europa. Por isso, quem quer conhecer Lisboa deve dedicar uma parte do seu tempo a descobrir episódios da sua história. Mas não tem de arrastar as crianças para visitas chatas a monumentos. Com critério, uma visita a um monumento pode ser divertida e causar o impacto certo nos mais pequenos.
- Só no bairro de Belém podemos conhecer os Jerónimos e a Torre de Belém, dois dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa. Mas se quiserem evitar grandes multidões e, ainda assim, conhecer um monumento cheio de história, visitem um Palácio Real, como o Palácio da Ajuda ou o Palácio Nacional de Queluz. Ambos têm programação infantil que ajuda muito na visita.
Conheçam a Coolture Tours
A Coolture Tours é uma experiência única criada por uma historiadora que adora contar as histórias da História de Portugal. Para isso, organiza uma série de visitas culturais encenadas que levam crianças e adultos numa viagem no tempo.
Entre os vários programas, está uma atividade no Palácio da Ajuda, onde a Rainha D. Maria Pia de Sabóia conduz uma visita pelas salas do palácio. Um programa perfeito para conhecer Lisboa com crianças.
- Outra sugestão é a visita ao Convento do Carmo, a famosa igreja sem teto no Chiado, aproveitando para conhecer o Museu Arqueológico do Carmo. Preparem-se para ver um sarcófago com a múmia egípcia e, também, múmias pré-colombianas!
O Convento do Carmo costuma ser palco de experiências imersivas criados pelo OCUBO, que transforma as paredes da igreja em tela tridimensional para contar histórias, num espetáculo único que vale a pena assistir.

- A Baixa de Lisboa e a Praça do Comércio são o exemplo da grandiosidade da reconstrução de Lisboa após o Terramoto de 1755. Vale muito a pena subir ao Arco da Rua Augusta pois a vista é incrível! Ainda na Praça do Comércio, não deixem de visitar o Museu Lisboa Story Center para saber mais sobre a história de Lisboa.

- Mas, lá no alto, o Castelo de São Jorge mantém o privilégio de ser um dos locais mais antigos de Lisboa e, na minha opinião, o mais belo miradouro da cidade. Durante a visita podem usufruir das atividades que são organizadas para os mais novos.

E também há outros locais que contam a história da cidade e do seu povo. Percam-se nos bairros antigos de Alfama, da Mouraria ou do Chiado. E descubram as Festas do Santo António, durante o mês de junho.
Passeios com guias
Se preferirem visitas guiadas pelos bairros históricos, peçam ajuda à Time Traveller ou à Little Lisbon.
- Não deixem de visitar as igrejas. Segundo a Patriarcal de Lisboa, na cidade há 119 igrejas e cada uma é mais bonita do que a outra. Por isso, não vai ser difícil encontrar algumas durante um passeio. Mas, se quiserem conhecer a mais antiga visitem a Sé de Lisboa, mandada erigir no século XII. E se preferirem uma luminosa, entrem na Igreja de Santa Engrácia ou no Panteão Nacional.
Ou então, sigam alguma destas sugestões.
Lisboa supercool para famílias
Quem tem crianças e visita crianças em família, deve conhecer estes locais, pois são incontornáveis para os mais novos. O Oceanário de Lisboa e o Pavilhão do Conhecimento são dois espaços obrigatórios.
O Oceanário é um dos maiores e mais incríveis aquários do mundo.
O Pavilhão do Conhecimento e da Ciência Viva promove a aprendizagem da ciência através de atividades pensadas para as crianças. Ambos os espaços ficam no Parque das Nações.

E a Hippotrip oferece um passeio muito especial. Num veículo anfíbio, somos convidados a passear por Lisboa e, depois, a entrar no Tejo e navegar no rio. Uma aventura!
Museus para todos
Lisboa tem museus muito variados e a maior parte tem visitas guiadas e atividades pensadas para famílias com crianças. Por isso, que tal começar pelo mais antigo museu dos coches do mundo! O Museu Nacional dos Coches, em Belém, foi inaugurado pela rainha D. Amélia d’Orleães e Bragança em 1905, no antigo Picadeiro Real.
Hoje ocupa um moderno edifício, construído para receber uma coleção única de coches e berlindas, seges, liteiras, mala-postas e outros meios de transporte históricos. É uma visita que encanta as crianças.

Mas há mais. Quem gosta de conhecer e saber mais sobre a cultura da cidade tem uma série de museus interessantes para visitar. É o caso do Museu do Fado, onde aprendemos mais sobre este magnifico Património Cultural Imaterial da Humanidade e do Museu Nacional do Azulejo, onde conhecemos a história da arte milenar de Lisboa. Aqui desenvolvem-se oficinas de modelação de cerâmica e pintura de azulejos. Para mais informações consultem o site do museu.
E, como o Elétrico e os Elevadores são ícones de Lisboa, porque não descobrir Museu da Carris e a história dos transportes públicos da cidade? Neste museu fazemos uma viagem no tempo, desde os primeiros meios de transporte, ainda puxados por animais. O museu é dividido em vários núcleos e, para os conhecer, podemos viajar num elétrico com 120 anos, de 1901.
Ou então, que tal descobrir a história do dinheiro? O Museu do Dinheiro fica na Baixa, na antiga Igreja de São Julião. Ensina muito sobre o dinheiro, a sua história e a sua relação com as sociedades, em Portugal e no mundo. É um museu marcadamente interativo e interessante para toda a família. A entrada é gratuita.
Museus de Arte
Para quem aprecia arte não pode deixar de visitar pelo menos um destes três museus: o Museu Coleção Berardo e o Museu da Fundação Gulbenkian e o MAAT. Todos têm serviço educativo e estão preparados para receber crianças. Se visitarem o Museu Berardo ou o MAAT, aproveitem para passear por Belém. Se optarem pela Fundação Gulbenkian, relaxem no seu jardim.

Ar Livre
Mas nem só de história e de cultura vive Lisboa. Com um clima ameno e sol grande parte do ano, a capital portuguesa tem muitos dias perfeitos para aproveitar o ar livre. E muitos espaços verdes para brincar, correr ou apenas para relaxar.
Jardins
São vários os jardins que estão espalhados pela cidade. Todos diferentes e únicos. Alguns contam histórias antigas, como o Jardim do Palácio Fronteira, o Jardim das Necessidades ou o Jardim da Estrela.

Outros impressionam pela vegetação frondosa, como o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim da Fundação Gulbenkian ou a Estufa Fria. O pequeno Jardim do Torel, por exemplo, tem uma vista incrível sobre a cidade, assim como o Jardim Botto Machado, que ainda apresenta tem um painel de azulejos único, do artista André Saraiva.

Mas se a ideia é aproveitar a natureza como se estivessem longe da civilização, então embrelhem-se em Monsanto, o pulmão de Lisboa. Percorram trilhos e descubram o Espaço Biodiversidade, a zona do parque mais bem preservada de Monsanto. Depois, brinquem no Parque da Serafina, onde encontram o Hello Park, ou no Parque Infantil do Alvito. Dêem um passeio no Jardim Keil do Amaral e descubram o Panorâmico de Monsanto e a sua incrível exposição de Arte Urbana.

E por falar em atividades na natureza, que tal uma visita ao Adventure Park, no Jamor, para experimentar o arborismo e outras aventuras radicais? Se são aventureiros, vão adorar estes desafios. Mas, já sabem, tudo depende das condições meteorológicas.
Lisboa e os animais
Lisboa tem vários locais onde as famílias se podem deliciar com os animais. O Jardim Zoológico de Lisboa, com muitas espécies de animais de todo o mundo, localiza-se no centro da cidade e tem uma importante vertente de preservação da fauna.

Mas uma visita a Lisboa em família não estará completa sem visitar o incrível Oceanário. Ou então, se preferirem algo mais pequeno, o Aquário Vasco da Gama é o local ideal. Com mais de 120 anos, este aquário é um dos mais antigos do mundo mas continua a ser uma referência.
Na Quinta Pedagógica dos Olivais viajamos até à vida no campo, com as suas hortas, animais e muitas outras surpresas ligadas à ruralidade. A entrada é gratuita.

Explorar o Tejo
A cidade tem uma forte ligação ao Rio Tejo e são várias as atividades ligadas ao rio. Para além de conhecer as zonas ribeirinhas do Parque das Nações, de Belém e da Praça do Comércio, podemos navegar no rio. Há atividades para toda a família que nos levam a navegar no rio e que são muito divertidas.
É o caso do Hippotrip, veículo anfíbio que nos conta histórias da cidade. Ou, então, aproveitem um passeio no Yellow Boat. Se preferirem as alturas e experiências imersivas, subam ao Pilar 7, um dos pilares da Ponte 25 de Abril, e descubram a história da ponte.

Atividades Indoor
Para dias chuvosos e que não apetece passear na rua, há sempre o que fazer. A Kidzania é um parque temático único que simula uma cidade, construída à escala dos mais pequenos. Aqui, as crianças podem experimentar várias profissões e atividades dos crescidos. Ser bombeiro ou veterinário, tirar a carta de condução ou ir a uma discoteca são algumas das atividades que as crianças podem experimentar. A Kidzania fica no Centro Comercial UBBO.

Para quem gosta de fazer escalada, o rocódromo Vertigo Climbing Center, em Marvila, é um espaço em Lisboa vocacionado para a prática de escalada indoor, seguro e muito divertido para toda a família.
E se vos apetecer dar uns bons saltos, o JumpYard é o local ideal. É um parque de diversões Indoor onde a lei da gravidade é desafiada. Tem mais de 100 trampolins interligados e muitos desafios que vão desafiar a lei da gravidade e os nossos limites.
Lojas e Livrarias
Preparados para mudar de ritmo? Que tal descobrirmos algumas das lojas mais cool de Lisboa para crianças e famílias?
No Príncipe Real, um dos bairros mais cosmopolitas de Lisboa, há muito para ver e muitas lojas para espreitar e perder a cabeça. Derretam-se com as roupas da Pecegueiros & Fos e da Dada for Kids. Entrem na Embaixada e espreitem as lojas infantis Dot e Organii.
E uma boa lista de lojas infantis não estaria completa sem mencionar onde estão os melhores brinquedos da cidade:
- Cristina Siopa, que fica em Picoas;
- Petit Love Store, no Lx Factory;
- Toy Department, uma loja com brinquedos vintage que fica na Rua do Telhal;
- SigToys, com uma loja em Campo de Ourique e outra no CCB;
- WareHouse by Maria do Mar, em Alvalade, uma mega loja com espaço de livraria infantil, brinquedos, mobiliário e puericultura.
- Atelier da Tufi, em Campo de Ourique.
Livrarias
E, por fim, é obrigatório conhecer algumas das mais bonitas livrarias de Lisboa, locais tão especiais:
- Livraria Bertrand, no Chiado, é a mais antiga livraria do mundo em funcionamento.
- A Ler Devagar, na LX Factory, conhecida pelo seu ciclista sonhador.
- Baobá, que fica em Campo de Ourique;
- O Tigre de Papel, em Arroios;
- A Tinta nos Nervos, em Santos;
- It´s a Book, que fica no bairro dos Anjos.

Em conclusão, Lisboa oferece uma mistura de cultura e de atividades ao ar livre ou indoor que divertem crianças e adultos. E há muito mais para conhecer do que os Elétricos e os Pastéis de Belém (que são deliciosos, já agora)!
São muitas as atividades para crianças e famílias em Lisboa enquanto descobrem Lisboa e a sua essência.
Bons passeios!