Lisboa a desconfinar: O que fazer com a família em Junho

Finalmente, já temos o que fazer em Lisboa em família, depois de vários meses em casa. Esta fase do desconfinamento trouxe-nos a possibilidade de usufruir da cidade. Apesar de ser fundamental mantermos os cuidados de saúde, também é bom planearmos passeios interessantes para a família. Estes são alguns dos programas que já se podem fazer e que garantem todas as medidas de higiene sanitária. Venham daí aproveitar o mês de junho na cidade!

 

Oceanário de Lisboa

Oceanário Lisboa
Imagem: Oceanário de Lisboa

Como o próprio Oceanário indica, há uma nova espécie animal na sua exposição: a espécie humana! O Oceanário abriu ao público em abril para nos levar a viajar pelo mundo marinho da Terra. Para além dos incríveis aquários, podemos conhecer a exposição temporária Florestas Submersas, do japonês Takashi Amano. Com banda sonora de Rodrigo Leão, a exposição transporta para o universo sereno das florestas tropicais submersas. E a novidade é a nova experiência imersiva ONE, O Mar Como Nunca o Sentiu da artista Maya de Almeida Araújo. Trata-se de uma instalação artística que retrata a ligação do Homem com o mar. Todas as imagens foram realizadas entre Portugal Continental, a Madeira e os Açores. Uma viagem ao mundo mágico dos nossos mares. Todas as informações no site do Oceanário.

 

Quinta Pedagógica dos Olivais

Qunta pedagogica dos Olivais Lisboa
Imagem: Quinta Pedagógica dos Olivais

Se vos apetece dar um passeio ao campo sem sair da cidade, então uma visita à Quinta Pedagógica dos Olivais é o programa ideal. Com cerca de 2 hectares, a quinta oferece muitas atividades dedicadas à vida rural. Aqui, nenhum pormenor é deixado ao acaso.  São várias as cozinhas onde se produzem produtos típicos de uma quinta: a Padaria, a Doçaria e a Queijaria. Também aprende-se a tratar dos animais, das hortas e pomares, a fazer pão e compotas. A quinta está aberta de terça a sexta, entre as 9h e as 17h30m, e aos fins de semana e feriados entre as 10h e as 17h30m. A entrada é gratuita.

Na quinta há uma árvore muito especial: a Árvore das Chuchas. E está sempre pronta para receber uma chucha de alguma criança que a queira deixar ainda mais bonita!

LU.CA Teatro Luis de Camões

Lisboa o que fazer em família em junho
Imagem: LU.CA Teatro Luis de Camões

O Teatro Luis de Camões é um equipamento municipal com programação totalmente dedicada às crianças e jovens. Peças de teatro, sessões de cinema, leituras encenadas e exposições são alguns dos programas organizados pelo LU.CA.. Para comemorar o seu 3º aniversário, no Dia da Criança, o LU.CA apresenta MacBad, do Teatro Praga, de 1 a 6 de junho. É um espectáculo do Teatro Praga, inspirado na obra de Shakespeare, Macbeth. Uma peça em que o espectador também é o protagonista, garantindo que a história chega ao fim. Um programa divertido para comemorar o Dia da Criança. Todas as informações estão no site do LU.CA.

Meet Vincent Van Gogh

 Meet Vincent Van Vogh

A exposição Meet Vincent Van Gogh vai ficar em Lisboa até julho. Não se trata de um museu mas de uma experiência onde somos convidados a entrar nas obras e na vida do pintor. Por aqui, podemos visitar o quarto de Van Gogh, perceber mais sobre as técnicas e ferramentas usadas e observar as camadas de tinta nas pinturas. E também podemos pintar o nosso auto-retrato. Tudo isto enquanto ouvimos histórias da sua vida, baseadas em cartas pessoais trocadas com a sua família e amigos. Existem uma versão para adultos e uma versão infantil. Durante o mês de maio a exposição estará aberta de quarta a domingo e a partir de junho estará aberta diariamente, entre as 10h e as 19h. Para mais informações podem consultar o site oficial.

CCB – Do Outro Lado da Toca

Lisboa CCB
Imagem: CCB

Lembram-se da Alice que, cheia de curiosidade, caiu dentro da toca do coelho e entrou num mundo novo? E se pudéssemos entrar na toca e descobrir o seu interior? A instalação imersiva da Fabrica das Artes Do Outro Lado da Toca, transporta-nos para o mundo de Lewis Carrol e de Alice no País das Maravilhas. Um mundo mágico onde tudo pode acontecer. Vamos abrir portas e sentar com o Chapeleiro. Vamos descobrir o mundo dos sonhos da Alice e fazer muitas perguntas. Esta exposição está no CCB, em Belém, até 3 de julho e, depois, a partir de 21 de julho até 4 de dezembro.

Pavilhão do Conhecimento

Pavilhão Conhecimento
Imagem: Pavilhão do Conhecimento

O Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, é um espaço incontornável para quem tem filhos. As exposições são divertidas e há sempre novidades. É um espaço de interação que agrada a crianças pequenas, a adolescentes e também a nós, pais. Para além das exposições permanentes Dóing, Explora, Tcharan e Módulos em Fuga, o Pavilhão do Conhecimento apresenta duas novidades imperdíveis.  A primeira será apresentada no Dia da Criança: a experiência imersiva Fishanário. Aqui, somos convidados a mergulhar até às profundezas do mar para conhecer, aprender a respeitar e a proteger o mundo marinho. E, a 5 de junho estreará Água, uma exposição sem Filtro. Uma exposição que nos alertará para a importância ao acesso a água potável, condição adquirida na nossa sociedade mas que não é possível para mais de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo.

Convento do Carmo

Lisbon Legends Convento do Carmo
Imagem OCUBO

O Convento do Carmo é dos monumentos de Lisboa mais interessantes para crianças. Afinal, trata-se de uma igreja sem teto! E agora há mais um motivo para o visitar: o espetáculo imersivo Lisbon Legends, da autoria do atelier OCUBO. As paredes das ruínas da Igreja do Carmo são transformadas numa tela tridimensional onde se combinam projeções 360º e vários efeitos visuais. Conta com a participação de vários atores portugueses que representam uma personalidade histórica de Lisboa. Cada uma destas personalidade leva-nos a uma viagem no tempo, revelando os seus mistérios, histórias e lendas. Fernando Pessoa, D. Maria II e Marquês de Pombal são algumas das figuras históricas representadas. Lisbon Legends está em exibição até 20 de julho no Convento do Carmo e promete fascinar miúdos e graúdos.

 

Amoreiras 360º

Miradouro Amoreiras Lisboa
Imagem: Amoreiras 360° Panoramic View

Lisboa, cidade das sete colinas, tem vários pontos naturais com vistas deslumbrantes. Mas também tem miradouros localizados em edifícios muitos altos que dão uma boa perspectiva da cidade. O Amoreiras 360º Panoramic View é um mais incríveis pontos de observação da cidade. Localizado no topo das Torres das Amoreiras, a 174 metros de altura do nível do mar, este miradouro oferece uma vista panorâmica da cidade. Nenhuma zona do centro de Lisboa fica por avistar! E ainda há uma boa notícia: até 30 de junho a entrada é gratuita. No site do Amoreiras 360º Panoramic View encontram todas as informações para planear a visita.

 

Jardim Gulbenkian

Jardim Gulbenkian

O Jardim da Fundação Gulbenkian fica numa das zonas mais movimentadas de Lisboa. Mas, aqui, é fácil esquecermo-nos que que estamos numa grande cidade. O jardim é rico em flora e fauna e oferece um mundo de natureza inesperado. É o local perfeito para passeios, brincadeiras e correrias no meio do arvoredo. Se preferirem uma ajuda para o conhecer, o Jardim Gulbenkian organiza atividades interessantes para famílias. É o exemplo de Experiência no Paraíso, malas self-service com jogos, histórias e outros materiais. Com a orientação do material fornecido, a família explora o jardim. Estas atividades estão indicadas para famílias com crianças entre os 3 e os 7 anos. As malas podem ser requisitadas na Loja da Sede da Fundação, e podem ser utilizadas durante três horas. Mais informações no site da Fundação Gulbenkian.

Aqui encontram um guia para saber mais sobre este incrível jardim.

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.