Maio é um bom mês. A primavera está aí, em todo o seu esplendor, e os dias são mais longos e quentes. É a altura certa para descobrir atividades novas, oficinas, museus e parques para dias em família. Estas são 11 sugestões para tornar os fins de semana de maio mais animados:

1. Dia da Mãe

5 de Maio

Dias Bons Dia da Mãe

Mensagem para os filhos e para os Pais: no primeiro domingo de maio celebra-se o Dia da Mãe. É, normalmente, o momento de oferecer prendas, flores e cartões feitos pelos mais pequenos. Tão bom!! Mas, e o dia, como vai ser? O que a vossa Mãe gostaria mesmo de fazer? Qual é a sua comida ou a sua atividade preferida? Empenhem-se em descobrir o que a Mãe gosta mesmo e proporcionem-lhe o melhor dia de sempre!!


2. Óbidos: É mesmo muito Chocolate!

Até 5 de maio

Óbidos Festival do Chocolate
Imagem: site Festival do Chocolate Óbidos

Em Óbidos acontece o Festival Internacional do Chocolate. Na Cerca do Castelo encontram-se dezenas de expositores, showcooking e workshops para proporcionar aos visitantes novas experiências. O tema deste ano é o desporto e até o Cristiano Ronaldo está por lá… feito em chocolate! Na Casa de Chocolate das Crianças os mais novos podem arregaçar as mangas e aprender a fazer deliciosas receitas. Mais informações na página oficial do Festival do Chocolate. Não onde fica a cerca do Castelo de Óbidos? Então, descubra tudo sobre Óbidos aqui.


3. Madeira: Festa da Flor

De 2 a 26 de maio

Madeira Festa da Flor

No mês de maio o Funchal enche-se de flores. Concertos em jardins, cortejos,várias exposições, Mercado de flores e sabores, tapetes e decorações florais ao longo das ruas…São inúmeras as atividades que acontecem para celebrar a Flor. No primeiro fim de semana de maio acontecem os momentos mais marcantes desta festa: no sábado tem lugar o Cortejo Infantil entre a Avenida Arriaga e a Praça do Município. Centenas de crianças desfilam pelas ruas para, no final, colocarem uma flor no Muro da Esperança, num apelo à Paz no mundo. No domingo à tarde, dia 5, é a vez do Cortejo da Flor. Um desfile colorido de Carros alegóricos e trajes a rigor das centenas de figurantes que animam as ruas do Funchal. Mais informações no site do turismo da Madeira.


4. Lisboa: Cinema infantil na Culturgest

2 a 12 de maio

Culturgest IndieJúnior

O Festival Indie Lisboa, da Culturgest, oferece uma programação especial para crianças. O Indie Júnior é um festival de cinema infantil que acontece na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema Ideal e Palácio Galveias. Uma mão-cheia de filmes, oficinas e eventos para as crianças mas onde toda a família é bem-vinda. Mais informações no site da IndieLisboa.


5. Dia Internacional da Família

15 de maio

Dias Bons família

No dia 15 comemora-se o Dia Internacional da Família. É dia de reforçar a importância da família como núcleo principal da sociedade e refletir sobre a necessidade de melhorar a sua condição. Aproveitem o dia e conversem com os vossos filhos sobre o quanto é importante e bom viver no seio de uma família que os ama, protege, respeita e incentiva.


6. Porto: Descobrir a Música na sua Casa!

11 de maio

Casa da Música Porto

Na Casa da Música as crianças podem descobrir e explorar as várias vertentes da música e envolverem-se de uma forma ativa em experiências de expressão musical. A programação é sempre muito interessante e diversa. São várias as oficinas e concertos para crianças de todas as idades a acontecer durante todo o ano. Mas, em maio, haverá uma oficina especial: O Gamelão.

O Gamelão Javanês é um instrumento musical de percussão, originário da Indonésia. Os participantes da oficina ficam sentados junto a um dos módulos do gamelão e cada elemento toca com o grupo inteiro. Para maiores de 6 anos. Mais informações no site da Casa da Música.


7. Sintra: Aqui há burro!

Todos os sábados de maio

Sintra burros
Imagem: Wilson Pereira www.parquesdesintra.pt

O burro é um animal que faz parte da nossa cultura e da nossa história. É calmo, paciente e meigo, forte, esperto e muito guloso! Sempre foi um elemento fundamental no trabalho agrícola e no transporte de pessoas ao longo dos séculos.

Isto e muito mais podem aprender na Reserva de Burro da Tapada de D. FernandoII, junto ao Convento dos Capuchos. Todos os sábados, durante 1h30m as crianças entre os 3 e os 12 anos podem conhecer, conviver e dar um passeio de burro. Mais informações no site Parques de Sintra.


8. Todo o país: celebrar o Dia dos Museus

18 e 19 de maio

Museu da Marioneta Lisboa
Museu da Marioneta, em Lisboa

A 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Este dia é celebrado desde 1977 por proposta da Unesco. Em Portugal, as entradas serão gratuitas em todos os museus, palácios e monumentos sob a tutela da Direção Geral do Património Cultural.

A 19 de maio, no âmbito da Noite Europeia dos Museus, vários museus vão organizar eventos, espetáculos e visitas guiadas e teatros no período noturno. Mais informações no site da DGPC.


9. Lisboa: Lisbon Under Stars

De 2 de maio a 17 de junho

Lisbon Lisboa

É um espetáculo imersível de luz, cor e som. Um momento mágico que acontece no Convento do Carmo, em Lisboa. As paredes do Convento são transformadas em telas tridimensionais onde é projetada a história de Lisboa e de Portugal dos últimos 600 anos (sim, Lisboa é muito mais antiga do que isso!), narrada pela voz de Catarina Furtado e com músicas de Amália Rodrigues, Salvador Sobral,Zeca Afonso, Madredeus, Luis Freitas Branco, entre outros. Um espetáculo de luz e de música inesquecível e que toda a família deve ir ver. Nas ruínas do Convento do Carmo. Bilhetes à venda na Ticketline.


10. Loulé: A Oficina de Construção de Luva de Histórias

12 de maio

Biblioteca Municipal Loulé
Imagem: Câmara Municipal de Loulé

Uma oficina organizada pela Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner, em Loulé. Esta oficina pretende levar as famílias a construir uma luva de histórias com as personagens do Capuchinho Vermelho. O objetivo é criar uma nova história, desenvolvendo a criatividade, o espírito de entreajuda e os laços familiares. No fim da oficina, as novas histórias serão contadas! 12 de maio, das 10h às 13h. Para mais informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt


11. Açores: Uma caça ao tesouro!

18 de maio

Museu das Flores Açores

No Museu das Flores, em Santa Cruz das Flores, as crianças vão ter de correr atras de pistas para conseguirem encontrar o tesouro da Batalha da Ilha das Flores. Uma caça emociona-te, cheia de enigmas e charadas. Para crianças entre os 9 e os 12 anos. Para mais informações: museu.flores.inrfo@azores.gov.pt


 

Receba a newsletter Dias Bons!

Deixe o seu email:

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.