Museu Nacional dos Coches: viagem ao tempo dos reis

O Museu Nacional dos Coches é um dos mais bonitos museus de Lisboa. Hospeda uma incrível coleção de coches e carruagens da Casa Real que nos permite perceber a vida luxuosa da monarquia portuguesa. 

Coroações, casamentos e até troca de princesas, tudo contado através dos coches que lealmente transportaram os protagonistas da História. Um museu fascinante e enriquecedor tanto para adultos como para crianças e que vale a pena visitar.

Bocadinhos de história do Museu Nacional dos Coches

 

A Rainha D. Amélia d’Orleães e Bragança, mulher do rei D. Carlos I, teve a iniciativa de juntar os coches reais que estavam espalhados por vários palácios e de criar um museu para ficarem expostos. Em 23 de maio de 1905  inaugurou-se o Museu dos Coches Reais, no antigo Picadeiro Real, em Belém. Mas o espaço era muito pequeno para tantas viaturas de gala e em 1906 a Rainha autorizou a ampliação do museu.

Em 5 de outubro de 1910 deu-se a Implantação da República e o museu recebeu mais coches e berlindas da extinta Casa Real. Em 1911, recebeu o nome atual: Museu Nacional dos Coches.

Coches Lisboa

No dia 23 de maio de 2015, 110 anos após a abertura do museu, o novo edifício do Museu Nacional dos Coches foi inaugurado. Localiza-se perto do Picadeiro Real e foi criado de raiz para hospedar toda a coleção. No antigo espaço ainda permanecem coches e berlindas, assim como a galeria de pintura da família real e um conjunto de acessórios de cavalaria.

Os coches da nossa história: o que de mais interessante vão ver

O Museu Nacional dos Coches tem uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do século XVI ao século XIX. A maior parte dos veículos eram da Casa Real Portuguesa, mas também há veículos que pertenceram à Igreja e a particulares.

A viatura mais antiga do museu é o Coche de D. Filipe II. Pertenceu ao rei Filipe II (Filipe III de Espanha) que o utilizou na sua visita a Portugal, em 1619. Trata-se de um modelo arcaico e corresponde ao tipo de veículo utilizado já em finais do século XVI.

Museu dos Coches Lisboa

As três carruagens do barroco italiano que pertenceram ao Papa Clemente XI, que o ofereceu ao Rei para o batismo do príncipe primogénito, D. José. A tábua do cocheiro tem a forma de concha, e está ladeada por dois cavalos-marinhos.

Coche da Mesa é a viatura de viagem do século XVIII feita em Portugal que tem no seu interior uma mesa amovível. Utilizou-se na cerimónia da Troca de Princesas, na fronteira entre Portugal e Espanha.


A troca de princesas

Em 1729 aconteceu uma cerimónia junto à fronteira entre Portugal e Espanha, sobre o rio Caia, que ficou conhecida como a Troca das Princesas. Do lado de Portugal veio a princesa D. Maria Bárbara, filha de D. João V, para casar com o herdeiro da Coroa de Espanha, Fernando VI. Do lado de Espanha chegou a infanta D. Mariana Vitória, filha de Filipe V, para casar com o futuro rei de Portugal, D. José I.

Porque o Museu dos Coches é interessante para as crianças

O museu é muito interessante para os mais novos porque:

Em primeiro lugar, é um museu muito bonito e fácil de visitar, com instalações grandes e luminosas. A coleção de coches é impressionante e as carruagens estão dispostas de forma que possam ser apreciadas de todos os ângulos. Todos os coches têm uma legenda que explica a sua origem e utilização. Existem também postos interativos com a história ilustrada dos coches, muito cativante para os mais novos.

Museu dos Coches

Depois, transporta-nos para o imaginário dos reis e princesas. Através dos veículos expostos conta histórias da nossa monarquia e fazem-nos reviver a sumptuosa vida da corte entre os séculos XVI e XIX. E tem em exposição algumas viaturas que se destacaram em episódios históricos, como a carruagem da Coroa, do século XIX, que foi utilizada pela última vez em 1957, quando a Rainha Isabel II visitou Portugal.

Por fim, o Museu Nacional dos Coches fica numa das zonas mais bonitas de Lisboa, Belém, e é simples integrar a visita num passeio divertido que inclua brincadeiras à beira rio e em jardins envolventes.


Livro digital “Era Uma Vez”

O serviço educativo do Museu Nacional dos Coches partilha no seu site um livro digital onde se conta a história de alguns meios de transporte que se encontram no museu. Podem aceder ao livro aqui.

Musue dos Coches Lisboa

Detalhes da visita ao Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches fica na Avenida da Índia, nº 136, na zona de Belém.

Está aberto de 3ª feira a domingo, entre as 10h e as 18h (última entrada às 17h30m).

Encerra à 2ª feira e nos feriados de 1 de janeiro, 1 de maio, domingo de Páscoa, 13 de junho, 24 e 25 de dezembro.

A entrada 8 € e as crianças até aos 12 anos não pagam.  Os bilhetes adquirem-se na entrada do museu.
Para mais informações podem consultar o site do Museu Nacional dos Coches.

Boa visita!

Sugestões para mais dias bons em família:

Aproveitar o dia no Parque das Nações e fazer uma visita ao Oceanário.

Descobrir o Chiado com crianças.

Deliciarem-se com os Pasteis de Belém, cuja fábrica fica muito perto do Museu dos Coches.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top
This site is registered on wpml.org as a development site.