Nova Iorque, a cidade que não dorme, é um dos locais mais interessantes para se visitar em família. As opções para nos divertirmos são tantas e tão variadas que se torna difícil escolher o melhor programa. Estas são algumas das nossas atividades preferidas para conhecer (ou conhecer melhor) a cidade e aproveitá-la bem.
Nova Iorque é uma das cidades mais fascinantes do mundo, com uma energia única e que tem tudo: cultura, natureza, arquitetura, diversão, compras. É, por isso, um destino ideal para visitar com crianças. Uma manhã tranquila em Central Park, uma tarde excitante no topo de um arranha-céus e uma noite animada na vibrante Time Square são algumas das experiências incríveis que se podem viver na cidade que nunca dorme.
Ou, simplesmente, passear pelas ruas da cidade e sentir a sua energia, descobrir os sons e os espaços. Por ser uma das cidade mais filmadas do mundo é comum ter-se a sensação de que a conhecemos e, no final do primeiro passeio, já nos sentirmos nova-iorquinos!
O que as crianças gostam em Nova Iorque
Nova Iorque é uma cidade diferente do que estamos habituados. Por isso é normal que as crianças (e toda a família!) se divirtam muito a descobri-la. Elas vão gostar de:
- observar os esquilos em Central Park;
- virarem o olhar para o céu e descobrir o topo dos arranha-céus;
- Admirar a vista para a cidade do observatório de um arranha-céus;
- descobrir uma rua, um prédio, ou um parque que tenha sido cenário de um filme que adoram;
- brincar nos parque infantis da cidade;
- Deslumbrar-se com a magia de Nova Iorque na época do Natal;
- Experimentar a patinagem no gelo;
- visitar um museu adequado à sua idade e à sua curiosidade;
- entrar numa loja de brinquedos ou numa livraria típica nova-iorquina;
- caminhar pelas ruas, ouvir as sirenes da polícia, ver os táxis amarelos, os carros dos bombeiros, as animações dos artistas de rua.
O que ver e fazer em Nova Iorque
Em Nova Iorque há sempre muita coisa a acontecer e não é possível conhecê-la totalmente em 3 dias (nem em 3 semanas ou 3 meses!). Esta é uma sugestão de alguns dos mais icónicos e, ou mesmo tempo, relaxantes locais e programas para fazer em Nova Iorque com crianças.
Dica:
City Pass e New York Pass são dois passes para várias atrações da cidade que permitem poupar dinheiro e tempo.
Brincar em Central Park
É obrigatório conhecer esse parque. Localiza-se no centro de Manhattan, tem mais de 4 quilómetros de comprimento e 800 metros de largura. Os nova-iorquinos aproveitam muito o parque para praticar desporto, passear os seus animais e relaxar. Parques infantis, pistas de gelo, um jardim zoológico, ciclovias, um castelo, muitos esquilos, muito espaço… há tanto para descobrir em Central Park! É um parque para aproveitar com tempo e com a luz do dia.
Subir ao topo de um arranha-céus de Nova Iorque
O Empire State Bulding é o mais icónico edifício da cidade e o mais fotografado do mundo. Tem um terraço exterior no 86º andar que nos permite não apenas observar a vista como ouvir o burburinho da cidade, e um no 102º andar, totalmente envidraçado. Ambos têm uma vista de 360 graus.
Visitar o One World Observatory, localizado no sul de Manhattan, é uma experiência única que começa logo no elevador que, em menos de 1 minuto, conta a história da cidade. O One World foi construído no local das desaparecidas Torres Gémeas e inaugurado em 2014. O miradouro, no 100º andar, é interior e envidraçado e tem uma panorâmica inacreditável para Manhattan, Hudson River, East River e para a Estátua da Liberdade.
Top of the Rock, localizado em Rockefeller Center, tem uma vista privilegiada para toda a cidade, em particular para dois dos locais mais simbólicos: o Central Park e o Empire State Building. O miradouro é um terraço exterior no 70º andar com vista de 360 graus. Apesar de o edifício não ser tão famoso quanto o Empire State Building e o One World, muitos consideram que tem a melhor vista para Nova Iorque.
Dicas para visitar os observatórios:
- Normalmente há filas para entrar que podem começar na rua (com muito frio ou muito calor). O ideal será comprar os bilhetes online com opção Fast Track.
- A entrada é feita com toda a segurança e, por isso, há controle RX, como nos aeroportos.
- Investiguem a previsão do tempo para o dia da visita. Pode dar-se o caso de estar nevoeiro e não conseguirem ver nada…
Visitar a Grand Central Station
É a maior estação de comboios, autocarros e metro do mundo e o seu nome oficial é Grand Central Terminal. Inaugurada em 1913, a Grand Central Station é uma magnífica obra de arquitetura que deslumbra pela sua grandiosidade e decoração. A escultura Transportation e o maior relógio do mundo da Tiffany, no exterior do edifício, o teto com o céu estrelado e o famosíssimo relógio de quatro faces. A Grand Central Station é também um centro comercial com muitos restaurantes e lojas.
Sabiam que…?
O relógio de quatro faces da Grand Central Station é um dos pontos de encontro mais conhecidos da cidade e “meet me by the clock” é uma das expressões mais ouvidas entre os nova-iorquinos.
Conhecer High Line Park e The Vessel
High Line é um parque linear suspenso a oito metros das ruas movimentadas da cidade, criado numa linha de comboio desativada. Ao longo de todo o parque encontramos muitas áreas ajardinadas, bancos para ler e relaxar, instalações de arte, lojas, cafés e restaurantes. É um incrível ponto de observação do Rio Hudson e do pôr do sol de Nova Iorque. O High Line tem 2,5 quilómetros de comprimento, paralelo à 10th Avenue. Tem vários pontos de acesso através de escadas e elevadores.

Não deixem de visitar!
No limite sul de High Line fica o Chelsea Market, na 15th street, uma antiga fábrica Nabisco e dos famosos biscoito Oreos, com cafés e restaurantes.
A norte do High Line, inserido no novo complexo Hudson Yards, foi inaugurada há menos de um ano uma enorme estrutura de aço e cobre: The Vessel. A estrutura tem a forma de um favo de mel com 16 andares, constituídos por escadas e patamares que podem ser percorridos pelos visitantes.
Time Square e a Broadway
Apesar de muito turístico e sempre cheio de gente, conhecer Time Square é outro dos programas imperdíveis. É mais interessante depois do pôr do sol, por causa das luzes. É aqui que estão os teatros da Broadway, a Bola do Ano Novo e uma série de outras atrações. Não deixem de entrar na loja M&M’s e de tirar uma foto em Red Steps.
Assistir a um musical da Broadway é um clássico inesquecível. O preço dos bilhetes é muito alto mas podem procurar os last-minute tickets, com ofertas mais em conta e encantarem-se com um musical. Para mais informações leiam este post.
Patinar no gelo
Patinagem no gelo é uma das atividades que os nova-iorquinos mais gostam de praticar em família. São vários os ringues de patinagem espalhados pela cidade durante o inverno. A pista do Rockefeller Center é a mais conhecida mas há muitas mais: em Central Park existem duas pistas, em Bryant Park existe uma, assim como em Brookfield Place, ao lado do One World Observatory, em Chelsea Piers e em Pier 17. Estes espaços disponibilizam patins para alugar.
Visitar um Museu de Nova Iorque
Nova Iorque tem alguns dos mais importantes museus do mundo. São tantos e tão interessantes que é complicado enumerá-los. Por isso, aqui ficam algumas sugestões interessantes para as familias:
Metropolitan Museum of Art – O MET foi inaugurado em 1872 e tem um acervo único de cultura clássica, que vai desde as civilizações egípcia e romana até a obras de Rembrandt e Monet.
MOMA – É o museu de Arte Moderna mais importante do mundo. Obras de Picasso, Dali, Van Gogh e Miró estão aqui expostas.
Museu Americano de História Natural – É um extraordinário museu para crianças. Os muitos fósseis, esqueletos de dinossauros, um T-REX e um modelo da Baleia Azul, o maior animal do mundo, são apenas parte das exposições incríveis do museu.
Children’s Museum of Manhattan – Um museu preparado para os mais pequenos, com exposições interativas, oficinas e muito mais onde as crianças se divertem muito.
Children’s Museum of the Arts – Um museu interativo onde as crianças podem ver e criar arte.
Intrepid Sea, Air & Space Museum -Localizado no Cais 86 no Porta-Aviões Intrepid. Podemos conhecer o porta-aviões, o Space Shuttle Enterprise, helicópteros e aviões de várias épocas, um submarino e muito mais.
Põem por comprar os bilhetes online e, se possível, fast-track para evitar as filas no local.
Conhecer a Biblioteca Pública de Nova Iorque
A Biblioteca de Nova Iorque fica na 5ª Avenida com a 42nd street. É um local muito bonito e tem uma área preparada para crianças. A entrada é gratuita. Depois da visita, aproveitem para conhecer Bryant Park, mesmo atrás da Biblioteca.
Visitar 9/11 Memorial e Museu
É um local muito intenso. Mesmo ao lado do One World Observatory, é o Ground Zero dos acontecimentos trágicos de 2001. O memorial é uma homenagem a todas as vítimas mortais do atentado. É um local muito digno, que qualquer criança pode visitar sem problema, mas que causa muita curiosidade. Se ainda não explicaram os atentados, preparem-se para o fazer agora. Uma visita ao museu ajuda na compreensão dos factos.
Passear na Ponte de Brooklyn
Situado em Lower Manhattan, esta ponte do século XIX é um local fantástico para ser visitado. A Ponte de Brooklyn liga Manhattan a Brooklyn, atravessa o East River e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. É uma travessia de cerca de dois quilómetros com um cenário maravilhoso. É um daqueles programas tranquilos, gratuitos e inesquecíveis.
Descobrir uma loja de brinquedos
As lojas de brinquedos de Nova Iorque são uma perdição para as crianças e para os adultos. E há algumas que devem ser visitadas por serem diferentes: é o caso da loja FAO Schwarz, que reabriu em 2018 em Rockefeller Center e onde vai encontrar os funcionários vestidos de soldadinhos de chumbo, da American Girl Place, um local inusitado para meninos e meninas que gostem de bonecas, ou da Build-a-Bear, onde as crianças podem criar o seu próprio peluche.

Conhecer uma livraria tradicional
Perto de Flatiron existe uma livraria infantil, a Books of Wonder, que é uma delícia. Tem uma inesgotável seleção de livros para crianças e um ambiente mágico para toda a família. É a livraria que serviu de inspiração ao filme de 1998, You’ve Got Mail, com os atores Tom Hanks e Meg Rayn. Books of Wonder fica na 18West com a 18th Street.

Assistir a um jogo de Basquetebol
O Madison Square Garden é o estádio da equipa de basquetebol norte americana Knicks, que competem na NBA. Assistir a um jogo de basquetebol é uma experiência incrível e, apesar do valor elevado dos bilhetes, se têm admiradores da modalidade em casa merece a pena incluir este programa na visita. Também podem optar por fazer um tour ao edifício, conhecer os balneários e a arena. Para mais informações consultem o site do NBA e dos Knicks e do Madison Square Garden.
Bons passeios por esta cidade incrível!!