Visitar Óbidos: Uma viagem no tempo

Óbidos

Visitar o Castelo de Óbidos é dar um salto a séculos passados. Ruelas tortuosas ladeadas por casas brancas e floridas formam um labirinto medieval que convida a divertidas descobertas. É um local cheio de histórias para contar e recantos para descobrir. Óbidos é uma vila muito valorizada desde os primeiros reis de Portugal. 

Mas Óbidos não se esgota na sua riqueza histórica. Reconhecida pela Unesco com o título Vila Literária em 2015, é um excelente exemplo de como é possível a combinação entre a preservação do património e a dinamização de projetos criativos. Por aqui, vamos encontrar livros em locais tão inusitados como uma igreja, uma loja de produtos naturais ou uma adega.


Obidos

 

Descobrir a vila e o Castelo de Óbidos

Admirar Óbidos de longe

Ao ser avistada da estrada, Óbidos é uma mágica visão de outros tempos. Implantada no topo de uma colina, distinguem-se as características típicas de uma vila fortificada. De um lado, o bairro intramuros, com as suas casas brancas e igrejas. Na zona mais alta, o Castelejo, onde ficam as torres do castelo e o Paço do Alcaide.

 

Caminhar por ruas e ruelas

Óbidos

 

A Rua Direita é a via principal que liga a Porta da Vila ao Paço do Alcaide, onde funciona a Pousada. É uma rua muito animada, cheia de lojas, cafés e turistas.

Mas Óbidos torna-se ainda mais divertida pelos recantos que esconde. Basta sair da Rua Direita para nos embrenharmos no labirinto das ruelas medievais para descobrir.

Obidos

 


Viajar no tempo!

Visitar Óbidos enquanto imaginam vidas de outros séculos pode ser um jogo divertido. Quem consegue imaginar cavalos e carruagens por aquelas ruas? Quem consegue descobrir a casa mais bonita, a rua mais florida, a passagem mais estreita ou as escadas mais íngremes?

Conhecer a Cerca do Castelo de Óbidos

A entrada para a Cerca do Castelo, onde era a Praça de Armas, faz-se pela porta ao lado da Igreja de Santiago. É uma praça grande, onde se podem admirar as torres do castelo.

Subir às muralhas do Castelo de Óbidos

É possível subir e dar a volta a Óbidos pelas muralhas, contemplando a vila e os campos envolventes. Apesar de serem muito altas e oferecerem algum perigo, principalmente para as crianças, a vista do cimo das muralhas é deslumbrante.


Sabiam que…?

Porquê que as muralhas são tão altas e a vila estar no seu interior? Antigamente, com as tentativas de invasão e conquista, os castelos e as suas muralhas eram fundamentais para a proteção das populações. E estar num local mais alto era muito importante para se observar a aproximação dos inimigos.

Perder-se nas livrarias

Fazendo jus ao título de Vila Literária, em Óbidos os livros ocupam um lugar importante. Dentro das muralhas há três livrarias imperdíveis pela originalidade.

A Livraria de Santiago, inserida na Igreja com o mesmo nome. A igreja foi mandada erigir por D. Sancho I em 1186. Era a igreja que a Família real frequentava quando estava na vila. Ficou destruida no terramoto de 1755 e foi totalmente reconstruída. Hoje todo o seu espaço é ocupado por livros.

A Livraria do Mercado Biológico, na Rua Direita. Aqui os livros e produtos biológicos da região complementam-se.

A Livraria da Adega. Dentro de uma adega, onde convivem os livros e o vinho.

Literacy Man Hotel. Um hotel temático onde os livros, especialmente coleções internacionais, têm uma importância única. Atualmente a biblioteca deste hotel tem um acervo de cerca de 40.000 livros.


A arte do reaproveitamento

Querem encontrar ideias para reaproveitar materiais de forma criativa? Então espreitem as estantes de livros do Mercado Biológico e da Livraria da Adega e descubram quais os materiais reutilizados. Foram ou não bem pensadas?!

Dormir numa torre do Castelo de Óbidos

Em 1513, quando D. Manuel I concedeu novo foral a Óbidos, construiu-se o Paço do Alcaide. Este Paço situa-se dentro do castelo e é lá que funciona a Pousada de Óbidos. Foi o primeiro monumento nacional convertido em pousada histórica, em 1951. Por essa razão apenas quem fica hospedado na pousada pode conhecer o Paço e o interior do castelo. É uma experiência inesquecível, dormir numa torre de reis!

Visitar Óbidos durante as festas e festivais

A vila de Óbidos não parou no tempo e dinamiza vários eventos e festivais que merece a pena visitar:

O Festival do Chocolate: acontece na primavera e onde é possível saber mais sobre o chocolate, provar as suas mais variadas qualidades e conhecer artesãos chocolateiros.

Mercado Medieval de Óbidos: no verão, é uma recriação histórica que transporta os visitantes para a Idade Média.

Óbidos Vila Natal: organizado todos os anos em dezembro na zona da cerca do castelo. É recriado o ambiente natalício com direito a casinha do Pai Natal e queda de neve. Uma delícia para as crianças.

O Festival Literário Internacional Folio: No âmbito do projeto Óbidos Vila Literária, que acontece entre setembro e outubro.

Praticar desporto e observar a natureza

A cerca de 15 quilómetros da vila encontramos a Lagoa de Óbidos. É a maior lagoa da costa portuguesa, com 6,9 km2. Está ligada ao Oceano Atlântico por uma “aberta”  situada na praia da Foz do Arelho. Por isso, a água da Lagoa é salgada, limpa e muito mais calma que a do mar. O ecossistema envolvente é muito rico convida a longos passeios.

Na lagoa habitam muitas espécies de aves que podem observadas. Também é possível andar de bicicleta, praticar desportos náuticos, dar um mergulhos nas águas calmas da lagoa. Por aqui existem restaurantes, escolas de desportos aquáticos e a possibilidade de alugar bicicletas.

Se gostam de castelos, não deixem de visitar o Castelo de São Jorge, em Lisboa.

Bom passeio!

2 thoughts on “Visitar Óbidos: Uma viagem no tempo”

  1. Carla - Dias Bons

    Olá Jurema! Óbidos é, realmente, encantador!

  2. Jurema Angélica Siqueira Rolo

    Gosto muito de Óbidos, moro nas Caldas da Rainha 🇵🇹, mas sempre me encantei por ÓBIDOS.
    Sempre que possível vou passear em ÓBIDOS.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top
This site is registered on wpml.org as a development site.