Pastel de Belém e Pastel de Nata: conhece a diferença?

Pastel Belém e Pastel Nata Lisbon
Pastel de Belém e Pastel de Nata são doces muito semelhantes mas não são a mesma coisa. O Pastel de Nata é uma especialidade da doçaria conventual portuguesa e um dos doces portugueses mais consumidos no mundo. Em Lisboa e por todo o país é fácil encontrar pastelarias e confeitarias com fabrico próprio do Pastel de Nata. Já o Pastel de Belém é um doce típico de Lisboa e apenas se fabrica e vende na cidade, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos. Apesar de parecerem iguais, não são. Vamos conhecê-los?
 
 

Pastel de Nata ou Pastel de Belém?

 
O Pastel de Nata e o Pastel de Belém são doces muito semelhantes, mas não são a mesma coisa. Ambos doces conventuais muito antigos, estes dois pastéis são deliciosos com um café ou como sobremesa.
 
A diferença está no facto de os Pastéis de Belém serem fabricado apenas na Antiga Confeitaria de Belém, perto do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, em Lisboa. A sua receita é única e tem um segredo muito bem guardado.
 
Todos os outros pastéis encontrados nas pastelarias do país e do mundo são Pastéis de Nata. São igualmente deliciosos e vale muito a pena serem saboreados.
 

Bocadinhos de história do Pastel de Belém e do Pastel de Nata

 
É muito difícil apontar a origem do doce. Os primeiros registos de doces muito semelhantes ao Pastel de Nata são no século XVI.  Um desses registos é do Livro de Cozinha da Infanta D. Maria (1538-1577), neta de D. Manuel I.
 
Também há registos de receitas semelhantes em conventos de vários locais do pais, alguns do séc. XVII e XVIII. Receitas que, ao longo do tempo, foram sofrendo alterações até chegarem ao Pastel de Nata atual.
 
Sobre o Pastel de Belém, sabe-se que a receita foi desenvolvida por monges do Mosteiro dos Jerónimos e que tem um segredo que o torna único.
 
Em 1834, após a Revolução Liberal, extinguiram-se as ordens religiosas em Portugal e os mosteiros e conventos fecharam. 
Monges do Mosteiro dos Jerónimos que conheciam a receita secreta dos pastéis começaram a fabricar e a vender estes doces numa loja próxima do mosteiro. Rapidamente, os Pasteis de Belém ficaram famosos. Em 1837, a Confeitaria de Belém abriu ao público, ao lado da refinação de cana-do-açúcar.
 
A receita secreta e o processo artesanal de fabrico mantiveram-se inalterados até hoje. Apenas são transmitidos aos mestres pasteleiros que o fabricam. A primeira parte da magia do fabrico do Pastéis de Belém acontece na “Oficina do Segredo”, onde é produzido. A segunda parte acontece quando os provamos. Que delícia!

 

Pode conhecer todos os pormenores da história e do produto no site dos Pastéis de Belém.

 

Onde comer os Pastéis de Belém

 

Pasteis de Belém
Imagem: Pastéis de Belém

 

Os pastéis originais só se encontram na Fábrica dos Pastéis de Belém, na Rua de Belém, nas imediações do Mosteiro dos Jerónimos.

É um local muito procurado por turistas e as filas à porta são uma constante. Para se ter uma ideia, esta pastelaria vende uma média de 20 mil pastéis por dia!

Em 2011, os Pastéis de Belém foram eleitos como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

 

Onde comer o Pastel de Nata

 

É comum encontrar o Pastel de Nata nas pastelarias do país. Há muitas fábricas com venda ao público em Lisboa onde se pode  o Pastel de Nata ainda quentinho. O resultado é imensamente delicioso. As receitas variam ligeiramente mas todos são feitos muita dedicação e uma dose elevadíssima de doçura.

 

Manteigaria

 

Pastel de nata
Imagem: Facebook Manteigaria

Fica na Rua do Loreto 2, na entrada do Largo Luiz de Camões, Chiado. Aqui, o processo de fabricação está à vista de todos.

 

A Fábrica da Nata

 

fábrica da Nata Lisboa
Imagem: Fabrica da Nata

Fica nos Restauradores, e tem a fábrica à vista onde se pode apreciar o processo de produção. O local é cheio de charme que faz lembrar um salão de chá antigo. Praça dos Restauradores 62-68.

 

Alcôa

 

Alcôa Pastel de Nata

 

É uma pastelaria oriunda de Alcobaça onde se pode provar o melhor da doçaria conventual. Os pasteis de nata fazem parte da sua maravilhosa oferta e são confeccionados na loja. Ganhou a distinção do Melhor Pastel de Nata de Lisboa em 2014. Fica na Rua Garret, no Chiado.

 

Pastelaria Santo António

 

Pastelaria Santo António
Imagem: Bluemount/ Facebook Pastelaria Santo António

Fica em Alfama, muito perto do castelo de São Jorge, e tem dos melhores Pasteis de Nata da cidade. Ganhou o prémio de Melhor Pastel de Nata em 2019. Rua Milagre de Santo António 10.

 

Pastelaria Aloma

 

Pastel de nata
Imagem: Facebook Aloma

Fica no bairro de Campo de Ourique e ganhou o título de o Melhor Pastel de Nata de Lisboa em 2015. Fica na Rua Francisco Metrass 67.


O Melhor Pastel de Nata é um concurso criado em 2009. Dirige-se a estabelecimentos com fabrico próprio e local de venda na Área Metropolitana de Lisboa. Avaliam-se algumas características importantes dos pasteis de nata, como a massa quebradiça e a textura do creme. E, desta forma, elegem-se os mais deliciosos pastéis de nata de Lisboa.


 

Confeitaria Nacional

 

Confeitaria Nacional Lisboa
Imagem: Confeitaria Nacional

 

Fundada em 1829, é uma das casas mais emblemáticas de Lisboa, com uma pastelaria irrepreensível. A Confeitaria original fica na Praça de Figueira 18B.


Boas notícias!

Já agora, sabia que estes são dos doces com menos calorias das pastelarias portuguesas? Boa notícia, não?!

Seja o de Belém ou o de Nata, podemos sempre contar com um pastel dourado, uma massa quebradiça e um creme suave e delicioso. Para comer simples ou com canela e açúcar em pó.

Boa degustação!

 

Sugestões para dias bons em família:

 

Conhecer o Museu Nacional dos Coches, em Belém.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top
This site is registered on wpml.org as a development site.