Património Mundial em Portugal

Portugal é um país com um património histórico, cultural e natural muito rico. Por isso, não é preciso viajar muito para mostrar aos nossos filhos cenários maravilhosos que dão a conhecer as nossas raízes, as tradições e os mistérios guardados ao longo dos tempos. São vários os locais com indiscutível valor histórico e cultural.  Alguns são tão maravilhosos que foram reconhecidos pela UNESCO como Património Mundial. São bens com um valor universal excepcional e, portanto, considerados insubstituíveis.  Todos estes bens representam momentos muito especiais da nossa cultura e merecem uma visita atenta!


Património Mundial na região de Lisboa

 

Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém

Mosteiro dos Jerónimos

Torre de Belém património Mundial

Situados na zona de Belém, em Lisboa, estes monumentos manuelinos são um testemunho único da civilização e da cultura dos séculos XV e XVI. Demonstram o espírito da expansão marítima e o papel pioneiro que os portugueses tiveram nos contactos e trocas com outras culturas. As suas características históricas destes edifícios mantêm-se inalteradas ao longo dos séculos. Toda esta zona de Lisboa é muito bonita, com vários locais interessantes para visitar: museus, jardins, o rio Tejo e mesmo o famoso Pastel de Belém. Um dia em Belém é um dia cheio!

 

Paisagem Cultural de Sintra

 Património Unesco Sintra

Foi a primeira paisagem cultural a ser inscrita como Património Mundial, devido à perfeita relação entre a ação do Homem e da Natureza. No século XIX, D. Fernando II guiou as obras de remodelação do Palácio da Pena e dos seus jardins. Toda a vegetação foi cuidadosamente concebida, misturando espécies locais e exóticas. Como resultado, encontramos jardins exuberantes e florestas densas e mágicas, únicas em Portugal e no mundo. Estas obras serviram de exemplo a muitas outras e Sintra tornou-se a paisagem romântica e misteriosa que conhecemos hoje. Saiba mais aqui para passar um dia mágico em Sintra com crianças.

Palácio Nacional de Mafra

Património mundial Mafra

Em 2019, juntamente com Braga, Mafra recebeu a inscrição do Património da UNESCO. O conjunto composto pelo Palácio, a Basílica, o Convento, o Jardim do Cerco e a Tapada de Mafra foi considerado Património Mundial. O Edifício Real de Mafra, construído por D. João V no século XVIII, é um dos maiores e mais grandiosos palácios reais europeus. Vale a pena visitar o enorme corredor de 232 metros que separa a Torre Norte da Torre Sul, os aposentos privados do Rei e da Rainha, a maravilhosa biblioteca, os seis órgãos de diálogo da Basílica, os dois incríveis carrilhões formados por 98 sinos e a horta de aromáticos dos monges, no Jardim do Cerco.

 

Património Mundial no Oeste e Centro do país

 

Mosteiro de Alcobaça

Patrimonio Unesco Alcobaça

O Mosteiro de Alcobaça, tal como o Convento de Cristo em Tomar, coincide com a fundação de Portugal. D. Afonso Henriques doou estas terras aos monges cistercienses e a construção do mosteiro começou em 1178. Foi a primeira obra gótica a ser construída em Portugal e representa o gótico cisterciense, sóbrio e imponente. Aqui descansam Pedro e Inês, Reis de Portugal, protagonistas de uma das mais belas e trágicas histórias de amor. Os seus túmulos são verdadeiras obras de arte de escultura de túmulos. Inseridos no Oeste do país, toda a região convida a passeios e aventuras. Descubra tudo o que pode fazer em Alcobaça.

 

Mosteiro da Batalha

Batalha património Mundial

Este mosteiro foi mandado construir por D. João I para comemorar a vitória de Portugal na batalha de Aljubarrota contra as tropas de Castela, em 1385. Esta batalha foi decisiva a consagração da independência portuguesa na crise sucessória de 1383-85. os restos mortais de D. João I e da sua mulher , D. Filipa de Lencastre, estão na capela do mosteiro. É um exemplo do gótico tardio mas inclui, na sua construção, muitos vestígios de outros estilos, tais como o barroco e o manuelino. Não sofreu grandes alterações ao longo dos séculos.

 

Convento de Cristo

Tomar Património Unesco

Localizado em Tomar, a construção deste convento templário começou na época de D. Afonso Henriques e da Reconquista Cristã. A obra durou vários séculos, daí a mistura de estilos arquitectónicos. A expansão do convento foi realizada pelo Infante D. Henrique, que instalou aqui o seu Palácio no século XV, e por D. Manuel que ordenou a construção da Igreja Manuelina, no século XVI. A Janela do Capítulo é uma das maiores representações do estilo manuelino. Assim, o Convento de Cristo, que começou a ser construído como símbolo da devolução das terras aos cristãos,  tornou-se também um símbolo da abertura de Portugal a outras civilizações, na época dos Descobrimentos.

 

Universidade de Coimbra – Alta e Sofia Universidade de Coimbra – Alta e Sofia

Coimbra Universidade

A Universidade de Coimbra é a primeira universidade portuguesa e uma das mais antigas do mundo. Fundada pelo Rei D. Dinis em 1290, esteve sempre em funcionamento até hoje . O conjunto histórico reconhecido como Património Mundial é composto por um total de 31 edifícios, distribuídos através da Alta de Coimbra e da Rua da Sofia. Em 2019, o Museu Machado de Castro foi incluído neste conjunto. Um passeio inesquecível através da história e do conhecimento.

 

Património Mundial no Porto e no Norte do país

 

Centro Histórico do Porto

Centro Histórico do Porto

O tecido urbano e os edifícios históricos testemunham o desenvolvimento desta zona da cidade do Porto ao longo de mais de 1000 anos, que nasceu de um pequeno povoado situado no Morro da Sé. A Ponte D. Luiz I e o Mosteiro da Serra do Pilar completam o quadro da maravilhosa cidade do Porto. A Catedral da Sé, a Igreja de São Francisco e a Torre dos Clérigos são apenas alguns dos monumentos da cidade. É um privilégio passear pelas ruas do Centro Histórico do Porto.

 

Região Demarcada do Vinho do Alto Douro

Douro Vinhateiro

É a região vitivinícola mais antiga do mundo. Há cerca de 2000 anos que se produz vinho nesta região e hoje é Região Demarcada do Douro. Com o rio Douro como elemento principal, a paisagem em socalcos combina a beleza natural do vale do rio com a acção agrícola do Homem, criando um ecossistema de valor único.

 

Centro Histórico de Guimarães

Castelo Guimarães

Foi em Guimarães que D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, nasceu em 1109. Foi deram-se os primeiros passos que conduziram ao nascimento do nosso país. Guimarães é, portanto, a nossa “Cidade Berço”. Os monumentos históricos, juntamente com o desenvolvimento harmonioso do centro urbano, reflectem a memória e a contemporaneidade da nossa história. O Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança, a Domus Municipalis, as ruas e praças centenárias levam-nos de volta no tempo.

Sítios de arte rupestre pré-histórica do Vale do Rio Côa e Siega Verde

Gravuras Foz Coa
Imagem: P. Guimarães (Coa Parque)

 

Datam do Paleolítico Superior, entre 25000 a.C. e 10000 a.C., e são um conjunto de arte rupestre a céu aberto. Estas gravuras da Idade da Pedra, esculpidas nas pedras de xisto nas margens do rio Côa, retratam cavalos, veados, cabras de montanha e touros selvagens (auroques). Estas gravuras têm mais de 20000 anos e estão notavelmente bem conservadas.

Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga

Bom Jesus de Braga

O Santuário do Bom Jesus do Monte está situado na encosta do Monte Espinho. É constituído pela Igreja no topo, acedida por uma longa escadaria de 581 degraus, que se eleva 116 metros e representa a Via Sacra de Jesus. A origem do Santuário tem mais de 600 anos. Quem tiver fôlego para subir esta imensa escadaria pode, no topo, ficar deslumbrado com a vista maravilhosa!

Património Mundial no Alentejo

Centro Histórico de Évora

Évora World Heritage Portugal

Évora é uma jóia patrimonial. No centro da cidade encontramos vestígios das várias civilizações que por aqui passaram: edifícios romanos, o estilo mudéjar de origem árabe, o estilo gótico, vestígios do Humanismo e da Renascença. Ao manter a sua autenticidade, tornou-se uma cidade museu. Os seus monumentos mais especiais são o Templo Romano de Diana, a Catedral e a Capela dos Ossos.

Quartel Fronteiriço Cidade de Elvas e as suas fortificações

 

Elvas Fortificações
Imagem: CM Elvas

Elvas fica a apenas 8 quilómetros da fronteira com Espanha e sempre ocupou uma posição importante na defesa portuguesa. Aqui construíram-se várias fortificações militares ao longo dos séculos. Algumas datam do tempo de Sancho II, no século XIII. Representam o maior e mais poderoso conjunto de fortalezas de bastião terrestre do mundo. Trata-se de um exemplo notável de arquitectura militar.

 

Património Mundial na Madeira

Floresta Laurissilva

Floresta Laurissilva Madeira
Imagem: IFNC Madeira

É um conjunto florestal denso que se manteve genuíno apesar da chegada de homens à ilha há cinco séculos atrás. De acordo com os relatórios dos primeiros navegadores, toda a ilha estava coberta de árvores, daí o nome: Ilha da Madeira. Apesar da desflorestação para o desenvolvimento da agricultura e habitação, uma parte desta ilha permanece intacta. É uma floresta com características subtropicais, desde o Terciário, e é o lar de muitas espécies endémicas. Há muitos passeios que se podem fazer para descobrir esta floresta mágica.

 

Património Mundial nos Açores

 

Pico Island Vineyards Landscape

Açores Ilha do Pico
Imagem: https://azoresonboard.com

Esta paisagem Património Mundial caracteriza-se por extensos muros de pedra que vão desde a costa marítima até ao interior da ilha, datando do século XV.  As videiras eram plantadas dentro dos rectângulos formados pelos muros, com a intenção de proteger as videiras do vento e da água do mar. Elas representam a arquitectura tradicional ligada à cultura da vinha e a sua influência no desenho da paisagem. A flora e fauna que aí crescem conferem-lhe o estatuto de zona protegida.

 

Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo
Imagem: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

Localizada na Ilha Terceira, esta cidade tem um valor histórico inestimável devido à sua importância durante a época dos Descobrimentos. Tem mantido os seus traços genuínos, graças ao encorajamento da utilização de materiais e técnicas tradicionais nas obras de reconstrução. De frente para o Atlântico, a cidade encanta pelos seus monumentos, pelas cores dos edifícios, e pela sua história. Em cada um destes lugares esperam-nos histórias, curiosidades, e magia que estamos ansiosos por descobrir.

Bons passeios!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top
This site is registered on wpml.org as a development site.