Conhecer o Príncipe Real em Lisboa

Fomos passar uma tarde no Príncipe Real, um dos bairros mais cosmopolitas de Lisboa. Descobrimos jardins, admirámos as vistas, visitámos o Museu de História Natural e da Ciência, comemos pizas e gelados e fomos às compras! Uma bela tarde!

Principe Real Lisboa

O bairro do Príncipe Real, em Lisboa, é um dos mais interessantes da cidade. Zona cool, moderna, cheia de estilo e sempre com novidades a acontecer. Situado a norte do Bairro Alto, o Príncipe Real fervilha com lojas, restaurantes e animação de dia e de noite.

A sua arquitetura clássica, a fazer recordar outros tempos, equilibra na perfeição com o ambiente moderno.  É, por excelência, um local de compras e bons restaurantes, mas é também um bairro bonito para passear com crianças.

Aproveitar uma tarde para visitar o Museu de História Natural e da Ciência, o Jardim do Príncipe Real, o Miradouro de São Pedro de Alcântara, andar no Ascensor da Glória são algumas das coisas que podemos fazer por aqui.

Principe Real

Bocadinhos de História

Durante muitos séculos esta zona, chamada de Alto da Cotovia, era um campo abandonado. E, apesar de vários edifícios terem sido projetados e iniciados, como a Patriarcal de Lisboa, nada cresceu nesta zona durante muito tempo.

Em meados do Século XIX iniciou-se um projeto para a construção de um reservatório de água ligado ao Aqueduto das Águas Livres. Em 1864, quando o Reservatório da Patriarcal ficou pronto, esta zona ganhou uma nova vida.

Reservatório Patriarcal Principe real lisboa

A praça passou a designar-se Praça do Príncipe Real e o seu jardim, projetado com um desenho romântico inglês por cima do reservatório, ficou pronto em 1869. Em seu redor foram sendo construídos palacetes de senhores abastados, muitos oriundos do Brasil, e que ainda hoje caracterizam a traça do bairro.

Sabiam que?

O nome da praça, Príncipe Real, é uma homenagem ao rei de Portugal D. Pedro V, filho de D. Maria II.
D. Pedro reinou entre 1853 e 1861. Inaugurou os Caminhos de Ferro, o primeiro telégrafo português e fundou o Hospital de D. Estefânia, dando-lhe o nome da sua mulher.
Depois da Implantação da República, em 1910, a praça passou a chamar-se Praça Rio de Janeiro mas recuperou o seu nome original em 1949.

Descobrir o Bairro do Príncipe Real!

Jardim França Borges

jardim Principe real

O Jardim da Praça do Príncipe Real chama-se França Borges, em homenagem ao jornalista republicano. É um jardim de traça romântica inglesa do século XIX. É pequeno e muito agradável, com parque infantil, muitas árvores e sombra, bancos, mesas, restaurante e quiosques.

A árvore mais especial do jardim é um Cedro-do-Buçaco, uma majestosa planta com 150 anos e com 30 metros de diâmetro. É considerada Interesse Público devido à sua idade e ao seu tamanho.

Cedro Principe Real

No centro do jardim há um lago com repuxo que fica mesmo por cima do Reservatório da Patriarcal. O Reservatório está no subsolo e e era inicialmente abastecido pelo Aqueduto das Águas Livres e levava água à baixa da cidade. Foi desativado nos anos 40 e pode ser visitado ao fim de semana. Mais informações no site da EPAL.

Reservatório da Patriarcal
Reservatório da Patriarcal
Imagem: Museu da Água EPAL

Miradouro de São Pedro de Alcântara

O miradouro e o seu jardim são muito bonitos e merecem uma visita. A vista para a cidade de Lisboa é magnífica!  Aqui há um restaurante com esplanada e muito espaço para correrias!

Miradouro São Pedro de Alcantara

O busto que está no jardim é de Eduardo Coelho, o fundador do jornal Diário de Notícias. À sua frente, a representação de um ardina a lembrar outros tempo da vida de Lisboa.

Quem sabe o que é um ardina?

Na frente da estátua está um ardina. Sabem o que representa? Antigamente, havia muitos ardinas. Eram vendedores de jornais que andavam pelas ruas a apregoar as principais notícias do dia. Normalmente era um trabalho feito por meninos. Depois, com o aparecimento dos quiosques de jornais, esta atividade desapareceu.

Ascensor da Glória

Mais conhecido por Elevador da Glória, desce do Miradouro de São Pedro de Alcântara até à Praça dos Restauradores. Foi projectado pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard e foi inaugurado em outubro de 1885. Se quiserem aproveitar para descer e subir, sabiam que o bilhete custa 3,80€  e dá direito a duas viagens.

Elevador da Glória

Cool!

Nesta rua, que se chama Calçada da Glória, já houve uma prova de ciclismo em contra-relógio: a Subida à Glória.
Foi uma prova organizada entre 1913 e 1926. Depois, só tornou a acontecer em 2013, na comemoração dos 100 anos.
O record foi alcançado na última prova: 39,77 segundos foi o melhor tempo conseguido na subida dos 265 metros desta rua íngreme!!

Mercado Biológico do Príncipe Real

Imagem: LisboaConVida

Aos sábados é organizado o Mercado Biológico do Princípe Real. Produtores vendem os seus produtos hortícolas, sementes, pão, cereais, sumos naturais, tudo de produção biológica. Todos os produtos são certificados para garantir a autenticidade da produção biológica. Todos os sábados, entre as 9h e as 13h, no Jardim do Príncipe Real.

Museu de História Natural e Jardim Botânico

Imagem: MUHNAC/Museus da Universidade de Lisboa

Um museu dedicado à natureza e à ciência que integra o maravilhoso Jardim Botânico de Lisboa. Aqui, podemos aprender muito sobre animais e plantas e os avanços científicos. Para além das exposições, são organizadas atividades que visam estimular a curiosidade e a compreensão sobre a Natureza e a Ciência.

O Jardim Botânico, inaugurado em 1878, tem uma área de 4 hectares e conta com muitas espécies de plantas oriundas de todo o mundo. Um oásis de tranquilidade no centro da cidade. Para mais informações consultem o site do museu.

Rua da Escola Politécnica 56/58.

 

Onde Comer

São muitos os restaurantes, pastelarias e gelatarias do bairro e vários os que garantem uma boa refeição a famílias com crianças.

Esplanada do Príncipe Real: mesmo no jardim, este restaurante é um bom local para comer e relaxar enquanto as crianças exploram as redondezas.

Zero Zero Pizzeria: pizas e massas, num ambiente que faz lembrar Itália. Com uma esplanada muito bonita na parte de trás do restaurante.

Jamie’s Italian: do famoso chefe Inglês Jamie Olivier, este restaurante não esquece as crianças e tem um menu infantil delicioso.

Bettina e Niccòlo Corallo: Aqui, o chocolate é rei. Chocolate artesanal, bombons, sorvetes e bolos feitos com 100% cacau, sem aditivos. Uma delícia.

Nivá: Cremeria italiana, que é como quem diz, uma gelataria com os gelados mais cremosos que possamos imaginar! Os gelados são artesanais, produzidos todos os dias na cozinha da loja.

Cartuchos do Príncipe: Situado nas galerias EntreTanto, é uma excelente opcão para lanchar. Um espaço que pretende dar a conhecer a doçaria tradicional portuguesa.

Pau de Canela: Se quiser descer mais um bocadinho, vá até ao Pau de canela, na Praça das Flores. Ao fim de semana preparam um brunch especial que é grátis para crianças até aos 4 anos. Mas faça a reserva antes: 213972220.

 

Ir à compras

Zona de comércio de excelência, no Príncipe Real encontramos várias marcas de referência do design nacional e internacional. Mas não só. Aqui também se encontram várias marcas que desenvolvem os seus produtos respeitando a natureza, defendendo a produção sustentável, o reaproveitamento e o comércio justo.

Embaixada: É no Palácio Ribeiro da Cunha que funciona a Embaixada, uma concept store com várias marcas, algumas delas infantis, como é o caso da D.O.T. marca de roupa para criança, e da Organii, com produtos de puericultura biológicos e roupa para bebé ecológica.

Embaixada Principe Real

A loja Quer fica na Rua da Escola Politécnica e vende brinquedos, livros infantis, artesanato e peças de design. Uma loja que toda a família vai adorar!

Na Stró encontramos cachecóis, mantas, malas, chapéus e outros produtos produzidos em Portugal por artesãos  pequenas indústrias familiares, sempre com o objectivo de criar produtos sustentáveis e duradouros. Na Rua da Escola Politécnica.

21pr Concept Store: muitas marcas portuguesas e internacionais de design, decoração, roupa, jóias e tantos outros produtos que demonstram a criatividade e o design contemporâneos. Também encontramos roupa e muitos outros artigos para crianças.

A Pecegueiro e F.os é uma marca portuguesa de roupa infantil com peças coloridas e muito confortáveis para os mais pequenos. Vai perder-se nesta loja!!

Como chegar ao Príncipe Real

O estacionamento no Príncipe Real não é das coisas mais fáceis de conseguir. Mas há opções. A estação de Metro mais próxima é a do largo do Rato, que fica a cerca de 600 metros da Praça do Principe Real.

Se quiserem optar por um transporte mais tradicional, o Eléctrico 24, que vem do Largo Camões, no Chiado, e vai para as Amoreiras, passa por aqui.

E, já que estão por Lisboa, não deixem de conhecer o Jardim Gulbenkian. É lindo!

Bons passeios!!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.