Quinta da Regaleira em Sintra: uma visita fascinante

Quinta da Regaleira

Reconhecida pela Unesco como parte integrante da paisagem Património do Humanidade, a Quinta da Regaleira, em Sintra, é fascinante. O misterioso palácio e o maravilhoso jardim de 4 hectares com galerias subterrâneas, torres, lagos e estátuas fazem as delícias dos visitantes pois é um dos locais mais bonitos de Sintra. Vamos conhecer?


Regaleira: uma quinta mágica!

 

A Quinta da Regaleira em Sintra é mágica e, assim que entramos, conseguimos sentir a aura enigmática e esotérica. Inspirada no microcosmo, na mitologia e nas ciências ocultas, a quinta é um universo paralelo, fascinante e misterioso. Um local incrível para incluir na visita a Sintra.

sintra Regaleira

 

A primeira impressão é o palácio e a sua arquitetura original, cheia de pináculos e gárgulas, a lembrar um castelo encantado. Mas esta arquitetura única prolonga-se por todo o jardim, com a sua vegetação luxuriante e ambientes cénicos.

Um passeio pela Quinta da Regaleira pode ser demorado e muito divertido na busca de recantos, trilhos, túneis e outros segredos que despertam o fascínio.

Mas se gostam de mistério, saibam que magia da quinta prolonga-se por um plano diferente. É que aqui há um mundo subterrâneo a ser descoberto!!

Bocadinhos de história da Quinta da Regaleira em Sintra

Regaleira

 

A Quinta da Regaleira recebeu esta designação na época em que foi habitada pela Viscondessa da Regaleira, em 1840. Quando foi comprada por António Augusto Carvalho Monteiro, no final do século XIX, manteve o nome. No entanto, a sua fortuna levou a que o palácio ganhasse uma nova designação entre a população de Sintra: o “palácio do Monteiro dos Milhões”!

 

Regaleira

 

Carvalho Monteiro era um homem muito culto e adquiriu esta quinta em Sintra com o desejo de recriar nela os seus interesses e paixões. Para isso, procurou um arquiteto que desse forma ao que idealizava.

Entre 1904 e 1910, a quinta sofreu obras profundas,  baseadas num projeto único de arquitetura e paisagismo de Luigi Manini,  arquiteto e cenógrafo italiano. Manini foi responsável pela cenografia do Teatro La Scalla de Milão e autor do projeto arquitetónico do Palácio do Buçaco.

O arquiteto soube aplicar na perfeição os desejos do proprietário na Quinta da Regaleira. Criou um palácio encantado e um jardim composto por cenários teatrais ligados por caminhos e que representam os fascínios de Carvalho Monteiro.

As inspirações da Quinta da Regaleira

 

 

A Natureza, o Esoterismo, a Alquimia, a Maçonaria, os Templários e a Rosa-Cruz eram assuntos apaixonantes para o proprietário da quinta. Para além disso, era um admirador da mitologia clássica e dos Descobrimentos Portugueses. E todos estes temas foram recriados cuidadosamente.

A vegetação que forma os jardins e os inúmeros edifícios e esculturas foram pensadas criteriosamente:  a sua posição e sua decoração, tudo foi criado com uma intenção e um significado.

As traças das construções e das esculturas foram inspiradas em vários estilos arquitetónicos, como o românico, o gótico, o renascentista e o manuelino, representando diferentes épocas da história da humanidade e obras da literatura. É esta mistura de inspirações, de estilos arquitetónicos e de simbologia que tornam a quinta única e especial.


Poço Iniciático: um mundo debaixo de terra

 

poço Iniciático Regaleira

 

Inspirado na Divina Comédia de Dante, foram recriados três planos existenciais distintos: o céu, a terra e o inferno, representado pelo mundo subterrâneo.

A viagem ao mundo subterrâneo é conseguida através de vários túneis e galerias ligados entre si e que vão dar a diferentes locais da quinta. O seu acesso nem sempre é óbvio e percorrer as galerias subterrâneas é uma exploração divertida e dá borboletas na barriga.

Uma das entradas mais óbvias é o incrível Poço Iniciático. Trata-se de uma torre invertida, com 27 metros de profundidade e com escadas em espiral que nos levam às profundezas da terra. O local é cheio de simbolismo e acredita-se que serviu para iniciação de rituais maçónicos.

A escadaria tem nove patamares com 15 degraus cada. No fundo, a Rosa dos Ventos está desenhada no chão e tem uma entrada para um túnel. O Poço Iniciático está ligado a outros pontos da quinta, como o Portal dos Guardiões, o Poço Imperfeito e o Lago da Cascata.

 

escadaria poço Iniciático

 


Afinal, o que é a Divina Comédia de Dante?

A Divina Comédia é um poema épico e teológico, escrito pelo italiano Dante Alighieri no século XIV. O poema está dividido em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Cada parte é composta por 33 cantos. Ao longo da história o protagonista, o próprio Dante, percorre uma viagem entre os 3 planos distintos, onde vai encontrando várias pessoas, desde amigos a figuras míticas, como Beatriz, sua musa inspiradora, e Virgílio, autor de Eneida.  O poema é cheio de simbolismos e muito descritivo e foi uma das inspirações de Carvalho Monteiro.

 

Tuneis Poço Iniciático Sintra

 

Tanto para descobrir!

 

A Quinta da Regaleira é muito grande e cheia de recantos fascinantes para descobrir. Por isso, justifica-se fazer uma visita ao palácio, ao Poço Iniciático e também a outros pontos interessantes. Estes são apenas alguns:

Capela da Santíssima Trindade

 

Tem uma fachada neogótica com símbolos manuelinos como a Esfera Armilar e a Cruz de Cristo. No interior existe um vitral com a representação do milagre de Nossa Senhora da Nazaré e D. Fuas Roupinho e, também, uma ligação subterrânea ao palácio.

Patamar dos Deuses

 

Uma longa rua com estátuas de deuses da mitologia grega e romana, uma das inspirações de Carvalho Monteiro.

Zigurate e Terraço dos Mundos Celestes

 

Sintra Regaleira

Zigurate é um torreão de 5 pisos com uma vista incrível e que fica no Terraço dos Mundos Celestes, que serve de cobertura à cisterna.

Portal dos Guardiões

 

Quinta Regaleira

É uma estrutura cénica que pode ser usada como teatro ao ar livre. É também uma das entradas subterrâneas para o Poço Iniciático.

 

Torre da Regaleira

 

A Torre é anterior às construções de Carvalho Monteiro. Diz-se que se deve à vista da torre sobre a região de Sintra, que é um “regalo”, que a Quinta foi designada de Regaleira.

Lago da Cascata

 

sintra quinta da Regaleira

 

É uma das entradas que vão dar ao Poço Iniciático. É necessário atravessar o lago sobre as pedras para chegar à entrada da galeria subterrânea.

 

Quinta da Regaleira 4.0 – Uma aplicação orientadora

 

 A Quinta da Regaleira é muito grande e tem muitos locais para descobrir ao longo do caminho. O mapa que recebemos na entrada é uma ajuda preciosa para o sentido de orientação. Mas o mais interessante é instalar no smartphone a aplicação QR4.0, escolhendo um circuito definido. Ao longo do trajeto várias personagens que serviram de inspiração à quinta vão contando histórias. Elas têm muito para nos ensinar!

Todas as informações sobre uma visita à Quinta da Regaleira em Sintra estão no site.

Boas descobertas!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top
This site is registered on wpml.org as a development site.