Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais é o programa ideal para descobrir a vida no campo sem sair de Lisboa. Por aqui, os animais da quinta, as árvores de fruto e as hortas saem dos livros e ganham vida. São 2 hectares de área em plena Lisboa, com tudo o que é preciso para desfrutar do campo na cidade: vacas, porcos, ovelhas e outros animais da quinta, cozinhas para aprender a fazer pão, queijos e compotas, árvores de frutos e muitos legumes. Sejam bem-vindos à vida rural!

Quinta Pedagógica dos Olivais

Desde que abriu, em 1996, a Quinta Pedagógica dos Olivais tem proporcionado o contacto com a vida rural a crianças da grande cidade. Com animais, hortas e pomar, a quinta fomenta a ligação entre o campo e a cidade, desenvolvendo atividades divertidas sobre a vida rural.

Os animais da Quinta Pedagógica dos Olivais

Atualmente, a Quinta Pedagógica dos Olivais é o lar de muitos animais. Por isso, ao longo de uma visita à quinta vamos conhecendo:

  • As vacas Rafaela e a Lisboa. A Rafaela é uma vaca de raça Frísia, calma e dócil. A Lisboa é uma vaca alentejana, de raça Mertolenga, mais pequena e assustadiça do que a sua companheira.

Quinta Pedagógica dos Olivais Lisboa

  • Os porcos, que são de uma raça autóctone portuguesa, a Bísara, oriunda de Trás-os-Montes. São animais com pelagem malhadas, grandes e doceis.
  • Os dois burros da Quinta Pedagógica dos Olivais: o Buxo, um mirandês com 14 anos. E o Jagós, um burro que veio diretamente da Ilha Graciosa, nos Açores. É um senhor Burro, já com 23 anos!

Quinta Pedagógica dos Olivais

  • O Lanceiro, um Cavalo Lusitano que, durante muitos anos, patrulhou os parques florestais de Lisboa, ao serviço da Guarda Florestal. Hoje, com 29 anos, goza do merecido descanso aqui na quinta.
  • O rebanho de ovelhas, constituído por duas raças autóctones, a Merina Preta e a Campaniça. São animais doceis e muito queridos pelas crianças.
  • As cabras, da raça Algarvia. Procurem a Popó, uma cabra que não se integrou no rebanho da sua espécie e que vive junto às ovelhas, a família que a acolheu.

Lisboa Quinta Pedagógica

  • Os coelhos, que vivem na coelheira e fazem as delícias dos mais novos, que adoram fazer-lhes festas.

As aves da Quinta Pedagógica dos Olivais

  • As galinhas passeiam-se pela quinta e, como é normal no campo, por estes lados também é o cantar do galo que dá a hora de despertar!

Galinhas Quinta Pedagógica dos Olivais

  • Os gansos passam os dias de um lado para o outro, cheios de vontade de explorar tudo. Em maio de 2021 nasceram 8 gansos na quinta.
  • Os Pavões também circulam livremente pela quinta e, como é seu hábito,  passam o tempo a espavonear para chamar a atenção!
  • No lago vivem três espécies de patos: o Pato Real, com a cabeça verde, o Marreco de Pequim, todo branco, e o Pato Mudo, com a zona em redor dos olhos vermelha.
  • No lago vive também um casal de cisnes negros australianos, a Marquesa e o Marquês, que deslumbram com a sua elegância.

Todos estes animais vivem uma rotina adequada e têm espaços próprios. A vacaria, os estábulos, a pocilga, o galinheiro e o curral são espaços que servem de abrigo para os animais pernoitarem e se abrigarem em dias de mau tempo. Mas quando os dias estão bonitos, que felizmente são a maioria em Lisboa, podem contar vê-los nos prados, onde passeiam livremente.

O Pomar e as Hortas da Quinta Pedagógica dos Olivais

Pomar Quinta Lisboa

Um dos espaços mais bonitos da quinta é o pomar. Tem mais de cem árvores de fruto de 38 espécies diferentes. Laranjeiras, pessegueiros, nogueiras, amendoeiras, figueiras e muitas mais, fazem parte do pomar da Quinta Pedagógica dos Olivais, devidamente catalogas e explicadas.

A horta tem uma grande diversidade de legumes e hortaliças que crescem saudavelmente. E a horta das plantas aromáticas e medicinais é outro espaço interessante, com muitas espécies diferentes de plantas utilizadas na cozinha e na medicina tradicional.

Horta Quinta Pedagógica Lisboa

As culturas da quinta são garantidas com processos de fertilização e controle de pragas naturais e biológicos, sem o recurso a produtos químicos.

As Cozinhas da Quinta Pedagógica dos Olivais

É nas cozinhas que se produzem os alimentos tradicionais da quinta e nenhum pormenor é deixado ao acaso.

A Padaria tem um forno a lenha e é aqui que se organizam oficinas de pão para as crianças colocarem as mãos na massa.

Na Doçaria confecionam-se muitas receitas de doces tradicionais, como compotas e bolinhos.

E na Queijaria, dedicada ao fabrico de queijo fresco e de manteiga, podemos conhecer os utensílios necessários para a produção artesanal de laticínios.

Descobrir as atividades da Quinta

Todos os sábados, a Quinta Pedagógica dos Olivais convida as famílias a Viver a Quinta, descobrindo os vários espaços e as várias atividades da vida no campo, sejam nas cozinhas, nas hortas ou com os animais.

À Descoberta da Ovelha, o Ciclo do Pão, a Vida na Quinta, Agricultura Biológica, Farmácia Rural são algumas das atividades desenvolvidas para famílias com crianças a partir dos 3 anos.  As atividades têm de ser marcadas com antecedência. Encontram todas as informações no site da Quinta Pedagógica dos Olivais.

O Hotel dos Insetos

Hotel insectos Quinta Olivais Lisboa

O que parece ser apenas uma estrutura com as iniciais da quinta é, na realidade, um abrigo para insetos polinizadores. As letras estão preenchidas com materiais reciclados, como pinhas, cortiça, ramos de árvores e folhas.
É um refúgio para os insetos que garantem a polinização, isto é, o ato de levar os grãos de pólen para as flores para se reproduzirem, um processo fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas.

Outros espaços interessantes na Quinta Pedagógica dos Olivais

  • A Árvore das Chuchas, para deixar bem entregue alguma chucha mais reticente em largar o dono. Aqui ficará bem acompanhada e feliz!
  • A Casa na Árvore, uma aventura para as crianças.
  • A Casa do Vicente, um espaço destinado a promover a adoção de cães.
  • Os lagos, povoados por cisnes, patos, tartarugas e outros animais.

Informações uteis

A Quinta Pedagógica dos Olivais fica localizada em Olivais Sul, na Rua Cidade de Lobito, em Lisboa. A estação de Metro mais próxima é Olivais (Linha Vermelha).

A quinta está aberta de terça a sexta, entre as 9h e as 17h30m. E aos fins de semana e feriados entre as 10h e as 17h30m. A entrada é livre.

Boa visita!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.