Viajar de carro com crianças: truques para não enlouquecer

Viajar de carro com crianças pequenas não é uma tarefa fácil. A impaciência dos mais pequenos cresce à medida que os quilómetros vão passando e pode levar a verdadeiros momentos de desespero. Mas não tem de ser sempre assim.

Viajar em família cria memórias nas crianças que ficam para sempre, aperta os laços entre pais e filhos e desenvolve capacidades  que vão moldar a personalidade e a forma de estar na vida dos mais pequenos. Mas, às vezes, é tão difícil manter as nossas crianças sossegadas numa viagem de carro que evitamos planear um passeio.

Calma! Com a atitude certa e alguns truques é possível manter as crianças tranquilas e bem dispostas durante a viagem.

Truques para viagens de carro com crianças

Mantenha as crianças interessadas no destino

Pesquisem e encontrem pontos de interesse para os mais novos. Expliquem-lhes a distância e quanto tempo a viagem vai demorar. Que o tempo que vão passar dentro do carro é necessário para chegarem ao local espetacular. Procurem empatia da parte das crianças para que todos estejam cooperantes. O aborrecimento de estar a viajar de carro durante muito tempo vai persistir, mas ter um objetivo vai manter as crianças mais calmas.

Conte histórias

Descubra uma história ou uma curiosidade sobre o local para onde vão. Aproveite para a contar aos seus filhos durante a viagem. Torne-se num storyteller e desperte-lhes a curiosidade.

Planeie as paragens

Se sabemos por onde vamos também sabemos onde podemos parar. Divida a viagem em duas ou três partes. Um local para fazer um piquenique que já vem preparado de casa, uma vila bonita que fica a meio do caminho e que vale a pena desviar para conhecer, ou a estação de serviço onde nos espera a casa de banho, um gelado e um café para os pais, são paragens preciosas para esticar e ganhar novo fôlego para mais umas horas de viagem.

Levem petiscos para a viagem

Bolachinhas, fruta, um pacote de batatas fritas, pedaços de cenoura, água: petiscos de conforto que vão ajudar nos momentos de maior impaciência.

Mantenha os objectos de aconchego por perto

O peluche preferido, uma almofada para encostar a cabeça e até uma mantinha podem ajudar a mantê-los mais confortáveis. Para minimizar acidentes com comida, água e enjoos, mantenha por perto uma toalha turca, toalhitas húmidas e uma muda de roupa extra.

Não aposte todas as fichas no tablet e afins

Pode correr mal. O tablet é ótimo para entreter as crianças e não deve faltar na viagem. Mas o que acontece se forem todo o tempo com o tablet na mão é uma tremenda dor no pescoço e uma birra quando já tiverem visto os filmes todos. Por isso, arranje outras alternativas e guarde o tablet apenas para alguns momentos. E não se esqueça de auscultadores para cada criança.

Conversem, joguem e cantem

Façam perguntas sobre os amigos ou sobre os desenhos animados que mais gostam. Contem os carros vermelhos, encontrem objetos que comecem pelas letras do alfabeto, descubram animais e observem a paisagem. Façam sessões de kareoke com as músicas preferidas dos mais pequenos. Viajar de carro pode tornar-se divertido para as crianças e os pais, se todos participarem na brincadeira.

Garantam que têm momentos de silêncio

É importante valorizar os momentos de silêncio e tranquilidade mesmo quando está a viajar de carro com crianças. Por isso, combinem com antecedência uma hora para dormir ou para ver um filme. A viagem fica mais curta quando se descansa um bocadinho.

Saquinhos para a viagem

Esta dica dá algum trabalho. No entanto, é divertida. Prepare alguns saquinhos como os que oferecemos aos convidados das festas infantis com fruta, guloseimas, um mini brinquedo, uma sugestão de jogo. Puxe pela imaginação! Junte-lhe uma pequena mensagem baseada em certos pontos da viagem: “Para abrir quando estivermos a passar a ponte”, “para abrir quando começar a escurecer” ou “para abrir quando passarmos pela saída de Coimbra” . A expectativa da novidade ajuda a ficarem calmos e entusiasmados com a viagem.

Brinquedos para viagens

Há alguns brinquedos que podem ajudar a entreter as crianças na viagem. Por exemplo,os marcadores laváveis para vidro da Crayola ou livros com jogos para viajantes são boas ideias para manter os seus filhos menos aborrecidos.

Não alimentem discussões e birras

Vai haver uma altura que a impaciência vai dar espaço a uma crise. É a vez dos pais de terem empatia e aceitarem esta impaciência com calma. Se desatarem todos a brigar estragam o vosso dia e não merece a pena.

Separem o lixo

As crianças aprendem pelo exemplo e uma viagem em que a família vai reunida durante várias horas é um momento ideal para adotar boas atitudes. Aproveitem, por exemplo,  para ensinar sobre a reciclagem e a separação do lixo. Levem 3 sacos para o carro e façam a separação certa dos desperdícios. Quando chegarem ao destino, parem num ponto verde para deitar fora todo a lixo, devidamente separado!

Conhecem mais algum truque que queiram partilhar? Novas ideias são sempre bem-vindas!

E, quando o tempo não está para grandes passeios, sejam criativos e façam viagens sem sair de casa!

Boa viagem!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.