Viajar sem sair de casa

Estamos a viver uma época única, que vai ficar marcada na história da humanidade e na vida de cada um de nós.

O tempo é de isolamento social, de ficar em casa e aproveitar a companhia do nosso núcleo familiar mais próximo. Dos nossos filhos, portanto! Mas isso não significa que deixemos de sonhar com viagens a locais longínquos.

A internet, os livros, a televisão e, até, a nossa cozinha dão uma ajuda e tornam possível viajar para outras regiões do país e do mundo sem sairmos de casa. Este é o momento de aproveitar estes recursos enquanto esperamos pelo final da crise.

Por isso, sentem-se confortavelmente no sofá. Estamos prestes a dar a volta ao mundo!!

 

Viajar virtualmente

Sobrevoar o Planeta

Na internet encontramos muitas ferramentas que nos levam facilmente aos pontos mais distantes, em experiências online onde nos podemos perder virtualmente.

O Através da Voyager da Google Earth podemos fazer visitas virtuais a muitos locais do mundo. O Google Earth dá-nos uma cobertura global do planeta e tem muitas imagens em 3D de cidades como Nova Iorque e Paris. E a ferramenta Voyager oferece experiências  incríveis através da história, da cultura e da natureza.

Conhecer as ruas mais icónicas do planeta, voar com as águias dos EUA, entrar num vulcão em erupção ou descobrir os locais do mundo que inspiraram contos de fadas são algumas das experiências que o Voyager oferece.

 

Google Earth

Mas não precisamos viajar tão longe para nos deslumbrarmos. A maravilhosa vila de Monsaraz, no Alentejo, dá-se a conhecer neste site. O projeto, criado pela Wide, leva-nos a passear pelas ruas medievais da vila e admirar a vista para o Alqueva. E, num instante, podemos dar um pulinho à cidade do Porto ou a Bilbau.

 

 

Outra ferramenta bem mais simples mas interessante para conhecer mais sobre o mundo e a sua geografia é o site World Geography Games. Apresenta, de uma forma divertida, muitos factos sobre os países, como as suas bandeiras, rios e montanhas.

 

Visitar museus e monumentos

A ferramenta do Google, Arts and Culture, utiliza a tecnologia do Street View e, em parceria com museus do mundo inteiro, oferece visitas virtuais gratuitas com a observação pormenorizada de obras de arte. Mas não só. São muitas as visitas virtuais que podemos fazer a locais que são Património da Humanidade.
E que tal voarmos até ao Museu Van Gogh , em Amsterdão, ou, num registo totalmente diferente, explorarmos o Parque Kilimajaro?

 

Por cá, são vários os museus e monumentos que oferecem visitas virtuais aos seus espaços, como o Museu dos Coches, em Lisboa. Podemos também visitar locais que são Património Mundial em Portugal.

 

Museu dos Coches Viajar

Para ler e brincar

Livros e Jogos

Os livros são uma boa forma de viajarmos para qualquer local do mundo, em qualquer época da história, sem sair de casa. E esta é uma boa altura para incentivar a leitura. Procurem nas vossas estantes os livros que vos levam a outros locais e explorem-nos.

Recuperem leituras antigas como A volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne, ou os livros da coleção Uma Aventura, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, que nos levam a muitos pontos de Portugal. A coleção Espreita, da Porto Editora, ou ainda este jogo da Edicare também são boas sugestões para explorar locais diferentes.

 

Lego: construir o mundo

A linha Lego Architecture faz-nos passear pelo mundo inteiro enquanto construímos alguns dos edifícios mais bonitos do planeta. A Torre Eiffel de Paris, a Praça Trafalgar em Londres, o Taj Mahal da India ou Las Vegas são algumas das representações de edifícios icónicos que nos levam a conhecer outras cidades enquanto nos concentramos na construção. Podem ser comprados online na Fnac , no El Corte Inglês e na ToysRus.

 

Viajar Lego

Mãos na massa!

Chegou a hora de correr para a cozinha e colocar o evental. Vamos cozinhar iguarias de outros locais! Podemos aprender a cozinhar pratos típicos de Portugal, como este maravilhoso Pão de Ló de Alfeizerão , ou dar um salto mais alto e aterrar em Itália, para confecionar uma  bellissima pizza , ou no México, com estas fajitas de fazer crescer água na boca.

 

Documentários e filmes

Temos de admitir, os serviços de streaming têm sidos nossos companheiros de quarentena. Mas não oferecem apenas séries excitantes sobre assaltos a bancos. Os documentários sobre viagens, locais e natureza são muito interessantes. Estas são apenas algumas sugestões:

  • O Nosso Planeta, Netflix;
  • National Parks, Netflix;
  • A Terra ao Anoitecer, Netflix;
  • Symphony of Summits, na Amazon Prime;
  • Dinosaurs Alive, Amazon Prime.

Para ver em família e ir trocando ideias sobre o nosso papel na preservação do planeta.

 

Viajar através do Pinterest

O Pinterest é uma rede social que funciona como motor de busca visual. É, por isso, uma excelente forma de pesquisar locais do mundo. Permite criar álbuns com imagens e publicações referentes a cada local, de forma a que a nossa informação fique organizada. Mais uma forma de conhecer outros sítios do mundo e planear viagens futuras. Só as fotografias são uma inspiração!

 

Viajar Dias Bons

O mundo está lá fora, à nossa espera. Ter paciência e respeitar o distanciamento social vai permitir que, em breve, possamos sair tranquilamente de casa e aproveitar o melhor que este mundo tem para nós. Por enquanto, resta-nos sonhar e viajar através de sugestões como estas.

Bons Passeios!

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.